A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo prorrogou o prazo de inscrição para o edital de seleção de propostas para criação e exposição de oratórios e relicários. Agora, as inscrições serão aceitas até o dia 26 de outubro. No total, serão selecionadas 12 propostas, sendo que seis serão destinadas para produções de oratórios e seis para produções de relicários.
As inscrições podem ser feitas no portal Prosas. Os objetos selecionados ficarão expostos nos espaços da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no período de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024.
O edital tem por objetivo valorizar e reconhecer as produções artísticas e artesanais locais, a fim de dinamizar e preservar a criação autoral de oratórios e relicários, com intuito de despertar a criatividade e a memória das tradições populares.
Entenda as classificações:
Ø Oratórios: pequenos retábulos, altares ou capelas, com imagens pintadas, esculpidas ou xilogravadas. Embora tradicionalmente relacionadas ao catolicismo e destinadas restritamente ao culto religioso particular, as imagens, enquanto representação artística desse objeto cultural tradicional, poderão ser filiadas a qualquer credo religioso.
Ø Relicários: os pequenos objetos utilizados com a finalidade de guardar não apenas objetos sagrados ou propriamente religiosos, mas peças que representem, numa perspectiva subjetiva, algum valor afetivo, em moldes artístico-culturais.
Participe!
O quê: inscrições para criação e exposição de oratórios e relicários
Quando: prorrogadas até 26 de outubro
Como: através de formulário no portal Prosas