Com o intuito de ampliar a proteção e garantir mais saúde à população, a Prefeitura de Uberlândia inicia, na próxima segunda-feira (23), a Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes. Durante a campanha, serão reforçadas as ações para a imunização contra 19 doenças, entre elas: meningite, poliomielite, febre amarela, sarampo e HPV. O público-alvo são pessoas com idade entre 0 a menores de 15 anos. (Veja AQUI a lista completa das vacinas disponíveis)
“Todos os imunizantes desta campanha já são disponibilizados normalmente nas salas de vacina do município. No entanto, a cobertura vacinal está bem abaixo do esperado. Nosso objetivo é fazer busca ativa das crianças e adolescentes que não estão protegidas e, assim, alcançar um alto índice de vacinação. Esta é uma oportunidade de mobilização do público-alvo para importância de manter o cartão de vacina em dia”, destacou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Claubia Oliveira.
No cenário epidemiológico do país, há preocupação com doenças antes consideradas controladas, como é o caso da poliomielite (paralisia infantil). Ainda conforme a coordenadora do Programa de Imunização, a importância da vacinação impacta diretamente em uma menor circulação de vírus e bactérias.
Para intensificar os esforços e atingir o propósito da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá ações de sensibilização na rede municipal de saúde e atividades de conscientização e vacinação nas escolas públicas da cidade. O cronograma de ações está em fase de elaboração e será colocado em prática durante o período da Campanha de Multivacinação.
Neste ano, a campanha em Uberlândia tem término previsto para o dia 3 de novembro, inclusive, com mobilização do Dia D de multivacinação em 28 de outubro (sábado). Ressalta-se que uma cobertura vacinal considerada ideal pelo Ministério da Saúde compreende, no mínimo, 95% do público-alvo de cada vacina, contudo, a média de cobertura das doses que constam no calendário desse público está entre 60% e 75%.
Vacine
Uberlândia conta com 74 salas de vacina. As salas das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) funcionam das 7h30 às 16h30. Já os espaços existentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) têm atendimento das 7h30 às 18h, sendo que as salas das unidades dos bairros Roosevelt, Brasil e Tocantins ficam abertas das 8h até as 21h. Os ambulatórios das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Luizote, Planalto, Martins, Tibery e Pampulha também atendem das 8h às 21h.