A fim de contribuir com a compostagem dentro das casas e instituições, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) apresenta cartilha orientando a reciclagem de resíduos orgânicos. Disponível para consulta no portal da autarquia (confira aqui), o documento é de caráter didático e oferece exemplos práticos de aplicação.
A compostagem consiste em uma técnica que reutiliza restos de frutas, vegetais e outros orgânicos para gerar um composto orgânico rico em nutrientes de uso em hortas ou vasos de plantas como adubo. Através dela, o volume de resíduos destinados aos aterros sanitários passa a ser reduzido.
Pensando em ampliar o conhecimento prático, nasce o objetivo da cartilha de compostagem, como explica Arhur Publio, supervisor de resíduos sólidos do Dmae. “Com essa cartilha a autarquia espera conscientizar a população sobre a importância de realizar uma boa destinação dos resíduos domésticos. Assim, na coleta de lixo convencional, fica somente aquilo que não conseguimos aproveitar ainda”, diz.
Projetos Piloto
Através do Núcleo de Coleta Seletiva do Dmae, instituições de Uberlândia podem receber assistência no processo de implantação da compostagem. No projeto piloto da Central de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa Minas), o Dmae atuou em parceria com a Associação de Recicladores e Catadores Autônomos (Arca), Limpebrás Engenharia Ambiental e Instituto Luva, contribuindo com apoio técnico na realização da proposta socioambiental Pátio de Compostagem de Resíduos Orgânicos.
No local, foi realizada a construção de 23 leiras de compostagem que, em seis meses de funcionamento, destinaram corretamente 116.420 kg de resíduos orgânicos que iriam para o aterro sanitário.
Compostagem
Pelo telefone (34) 3228-7749 e e-mail coletaseletivauberlândia@gmail.com, é possível tirar dúvidas, agendar oficinas e solicitar auxílio na implantação da compostagem em uma escala de pequena e média geração.