A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Uberlândia realizou, na manhã desta segunda-feira (23), a final da Olimpíada de Inglês, uma competição disputada entre estudantes do 6º ao 9º ano de nove escolas da Rede Municipal de Ensino. No total, 18 estudantes saíram vitoriosos, sendo 6 em cada categoria (básico, intermediário e avançado). A disputa sobre conhecimentos na língua inglesa aconteceu no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe).
O projeto é resultado de uma capacitação sobre letramento crítico realizada pelo Cemepe ao longo do ano e que levou aos professores de inglês. O letramento crítico é uma teoria que combina o aprendizado do idioma com questionamentos e reflexões sobre estruturas e práticas sociais. Além disso, a atividade foi desenvolvida com a finalidade de possibilitar o debate e a ressignificação das práticas dos professores de inglês aliadas ao uso de tecnologia.
Na sala de aula, os professores iniciaram os preparativos para a olimpíada trabalhando em torno do livro “The Extraordinary Life of Malala Yousafzai”, de Hiba Noor Khan. O livro narra a trajetória da ativista paquistanesa, que, aos 17 anos, em 2014, foi vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai.
Após três meses de estudos em sala de aula, os estudantes participaram da primeira etapa da Olimpíada de Inglês, que foi realizada nas escolas no mês de setembro. Cada unidade de ensino teve 18 estudantes selecionados para avançar para a final da competição, com 6 estudantes em cada categoria (básico, intermediário e avançado), sendo distribuídos de acordo com as notas obtidas no teste.
A final da Olimpíada de Inglês teve a participação dos 162 estudantes selecionados na etapa anterior. Como resultado, 18 alunos foram declarados vencedores da competição.