No intuito de debater o valor do dinheiro e como melhor administrá-lo, a Escola Municipal Professor Domingos Pimentel de Ulhôa coloca em prática, pelo segundo ano seguido, o projeto sobre Educação Financeira com os alunos do 4º ano do ensino fundamental. Com base em conteúdo didático sobre o sistema monetário nacional, os estudantes recebem conceitos sobre matemática financeira. Na tarde desta terça-feira (31), as duas primeiras turmas participaram de uma aula prática, que envolve visita guiada ao mercado. Até a próxima semana, a atividade será desenvolvida com outros quatro grupos.
“A primeira edição do projeto Educação Financeira ocorreu em 2022 com as turminhas do 3º ano do Ensino Fundamental I da nossa escola. Com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a importância do consumo consciente e de não desperdiçar os alimentos, demos continuidade ao projeto e, este ano, estamos aplicando com os alunos do 4º ano. Desta forma, conseguimos observar com mais clareza a evolução deles neste segmento tão importante”, comentou a analista pedagógica da E.M. Domingos Pimentel de Ulhôa, Sandra Queiroz.
O estudante Heitor Nogueira, de 10 anos, costuma fazer as compras do mês com a família, porém esta foi a primeira vez que teve a responsabilidade de administrar o que comprar. “Quando meus pais vão ao supermercado costumo ir junto para aprender o valor dos alimentos, diferenciar o mais caro do mais barato. Além disso, aprendo a importância de uma alimentação saudável. É muito bacana!”, disse.
Como funciona
As primeiras lições acerca do projeto são passadas em sala de aula. Na sequência, eles vão a um mercado próximo à escola para realizarem compras de até R$ 5, que são fornecidos pelos pais ou responsáveis. No estabelecimento comercial, os alunos aprendem como é a organização de um mercado e o valor das mercadorias. Outra regra importante na hora das compras é adquirir alimentos que integram a cesta básica, como leite e ovos.
A atividade ainda conta com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) para o trecho de deslocamento entre a escola e o comércio. Na oportunidade, os agentes reforçam quais condutas devem ser praticadas no dia a dia para termos um trânsito mais seguro.