A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia realizou, nesta segunda-feira (30), mais uma edição do projeto Procon Mirim, onde duas turmas de 15 alunos acompanharam equipes de fiscalização do órgão. O objetivo da ação pedagógica é orientar crianças do terceiro e quarto ano do ensino fundamental sobre o direito do consumidor de forma objetiva e prática. Nesta terça-feira (31), mais 30 crianças terão a oportunidade de participar da ação.
Os estudantes foram para dois shoppings da cidade com a equipe do Procon Uberlândia, onde observaram a precificação correta, a disponibilização em local visível do exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e cartaz com informações sobre o Procon.
“O projeto proporciona às crianças a oportunidade de vivenciar um dia no mundo da fiscalização do Procon. Isso é importante porque elas aprendem e compartilham as informações adquiridas com seus pais em casa e com os colegas na escola. Com esta ação estamos promovendo cidadania nas nossas crianças”, disse o superintendente do órgão Egmar Ferraz.
Com apoio da Secretaria Municipal de Educação, os alunos selecionados nesta semana são das escolas municipais Presidente Itamar Franco, Sebastiana Silveira, Dr. Afrânio de Freitas Azevedo e Benedita Pimentel de Ulhôa Rocha, que tem Heitor Antônio como um dos alunos do 4º ano. Ele conta que gostou da experiência de ser fiscal por um dia. “Tinha muita coisa que eu não sabia. Todas as peças têm que estar com a etiqueta de preço. Agora, quando vier ao shopping com meus pais, eu vou ser ajudante deles”, disse.