A equipe da Prefeitura de Uberlândia, formada por meio da parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube, disputa, a partir desta quinta-feira (2), o Meeting de Halterofilismo Paralímpico. A competição será realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, até sábado (4).
A Futel/CDDU/Praia Clube será representada pelos paratletas Elizete Araújo, Mateus Assis, Gilvan Santos, Vanessa Menezes, Natália Costa, Letícia Ferreira, Amanda Sousa, Lucas Matheus, Carlos Cassim, Marco Túlio Cruz e Luciano Dantas, além do técnico Weverton Santos e do auxiliar técnico Douglas Andrade, ambos profissionais de educação física da Futel.
“O Meeting de Halterofilismo Paralímpico reúne paratletas de todo o Brasil e é a última competição nacional do ano, portanto, um momento muito importante para todos que desejam melhorar seus índices. Nossa equipe está bem preparada e focada em aproveitar essa oportunidade para fazer o seu melhor”, ressaltou Weverton Santos.
Conquistas recentes
Considerada uma das principais potências no paradesporto brasileiro, a Futel/CDDU/Praia Clube tem um grande número de conquistas nacionais e internacionais. Entre as mais recentes estão as cinco medalhas no Campeonato Mundial de Halterofilismo, em Dubai, nos Emirados Árabes, em agosto, com Lara Lima (medalha de ouro na categoria “Até 41 kg – Next Generation”, prata por equipe, prata somatório júnior e bronze na categoria “Até 41 kg – Elite”), Ângela Teixeira (prata na categoria “Lendas – Acima de 45 anos”) e Tayana Medeiros (prata por equipe), representando a seleção brasileira.
Também pela seleção, em julho a equipe conquistou 9 medalhas (8 de ouro e 1 de prata) no Chile 2023 Invitational Competition, com Ângela Teixeira (quatro medalhas de ouro), Caroline Fernandes (duas medalhas de ouro), Edilândia Araújo (duas medalhas de ouro) e André Paz (uma medalha de prata).