Com a experiência adquirida nos últimos quatro anos nas pesquisas e no desenvolvimento de políticas públicas em torno do uso de pó de basalto como remineralizador de solo, a Prefeitura de Uberlândia tem chamado cada vez mais a atenção nacional para a cidade. Na manhã desta quarta-feira (8), a expertise do Município no tema foi um dos destaques da reunião de diretoria da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin) ocorrida na sede do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) em Brasília (DF).
Criada em março deste ano, a frente reúne deputados federais que representam diversos partidos e estados e inclui o vice-presidente da Câmara Federal, José Rocha. O grupo ainda conta com o vice-presidente do Senado, Zequinha Marinho, como membro. A deputada federal Ana Paula Leão também integra o grupo como coordenadora de remineralizadores de solo e intermediou a realização do encontro, em que foi abordado justamente o tema “Mineração do Basalto no Brasil”.
“Ter o nosso Congresso olhando para uma questão tão importante para o nosso povo nos dá mais força para seguir nessa missão. Porque os remineralizadores de solo como o basalto, que é abundante na região de Uberlândia e possui alta qualidade, são uma questão de segurança alimentar. Nossos estudos mostram que um solo tratado com esse recurso exige menos uso de defensivos e reduz a nossa dependência de insumos importados. Ao mesmo tempo, os cultivos são mais fortes e saudáveis, com uma produção muito mais eficiente. Sem contar as potencialidades do uso do basalto em outras áreas, como na construção civil, por exemplo”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.
Desde 2019, quando realizou o primeiro seminário técnico sobre o tema, a Prefeitura de Uberlândia coleciona diversos avanços no trabalho de tornar os remineralizadores de solo uma política nacional. A mais recente conquista foi a notícia de que a cidade já conta com uma mineradora certificada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para comercializar o pó de basalto – produto também registrado pelo órgão. Além do mais, outra mineradora está em processo para obter o mesmo tipo de certificação.
Parceira da Prefeitura de Uberlândia nos estudos, a Companhia de Promoção Agrícola – CPA (Campo) foi responsável por realizar a exposição técnica sobre a cidade na reunião da diretoria da FPMin. O engenheiro agrônomo e diretor da empresa Marcos de Matos Ramos teve a oportunidade de apresentar a trajetória uberlandense e todos os potenciais que o Município oferece quando o assunto é o uso do basalto como remineralizador de solo ou em demais setores.
Clique aqui e saiba mais sobre a atuação de Uberlândia no uso de remineralizadores de solo