O prefeito Odelmo Leão recebeu, na tarde desta quarta-feira (8), estudantes da Rede Municipal de Ensino participantes do projeto “Oficinas de Robótica”. O encontro marcou o encerramento oficial da edição 2023 da ação realizada em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e que beneficiou, durante o ano letivo, 700 alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. A Secretaria Municipal de Educação também apresentou os resultados do trabalho.
“A robótica é uma das inovações que fizemos no ensino municipal após a pandemia. E vamos aumentar o número de alunos para o ano que vem. Por meio dessa oficina, vislumbramos um novo horizonte para estas crianças, que são o futuro do nosso país. É mais que um investimento, estamos proporcionando a elas o saber, a cultura e, acima de tudo, uma preparação aos desafios que virão pela frente nas demais fases da vida. E reitero que este projeto e tantos outros desenvolvidos em nossa gestão são realizados devido ao talento de cada um dos profissionais. O ser humano é fundamental para toda e qualquer evolução”, destacou o prefeito Odelmo Leão.
As oficinas possibilitam o desenvolvimento de habilidades que preparam os adolescentes para o mercado de trabalho e para a vida, despertando aptidões para solucionar problemas, trabalhar em equipe e promover inovações, cooperação, programação e protagonismo. O curso contemplou cada uma das 35 turmas deste ano com carga horária total de 48 horas-aula, distribuídas em 24 encontros. Todas as atividades são gratuitas e realizadas na Escola do Sesi, no bairro Presidente Roosevelt.
“É o segundo ano de parceria com a Prefeitura de Uberlândia no que diz respeito à oficina de robótica. É algo de muito sucesso e de satisfação mútua. Sem dúvida alguma, trata-se de um projeto fantástico que resgata a credibilidade da escola municipal, bem como possibilita novas oportunidades às crianças. Para 2024, temos a meta de ampliarmos o projeto, conforme solicitação do prefeito Odelmo Leão. E já estamos trabalhando para que esse objetivo seja concretizado”, disse o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, José Alves.
Dentro da parceria, a Secretaria Municipal de Educação investiu em torno de R$ 600 mil em recursos e ficou responsável pelo acompanhamento das atividades, seleção dos alunos e transporte para o local das aulas. Já o Sesi elaborou e gerenciou o projeto por meio das aulas práticas e teóricas, incluindo os materiais didáticos, realizou a matrícula e orientou os alunos, supervisionando e executando as oficinas com funcionários e laboratório próprios. Todo o projeto segue as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Para demonstrar o resultado final das Oficinas de Robótica, a SME e o Sesi montaram, na sala de reuniões do gabinete, uma mesa com equipamentos e computadores. Oito estudantes participaram da demonstração a partir de seleção feita pelo Sesi com acompanhamento dos professores da Rede Municipal de Ensino.