Uberlândia atravessa uma das mais severas ondas de calor da cidade nos últimos tempos, com termômetros marcando até 39 ºC no último fim de semana. Devido às altas temperaturas, o consumo de água também sobe consideravelmente. Com isso, o Departamento Municipal de Água Esgoto (Dmae) alerta para o consumo recorde registrado na cidade nos últimos dias.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o consumo médio diário de água recomendado é de 110 litros por pessoa. Em Uberlândia, essa média já é bem mais alta, com um consumo médio per capita de 259,5 litros. Mas, no último fim de semana (11 e 12), o consumo médio foi de 307,86 litros. No domingo (12), foi registrado o recorde de 320,40 litros por habitante, quase o triplo do que o recomendado pela ONU.
Esse consumo acelerado, porém, não deve causar um desabastecimento na cidade, como explica o diretor-geral do Dmae, Renato Rezende. “Hoje, se somarmos as três Estações de Tratamento de Água (ETAs) de Uberlândia, estamos tratando quase 4.000 litros de água por segundo, o que é o suficiente para abastecer todas as caixas d’águas das residências. Entretanto, existem as manutenções e diversos outros fatores que podem interromper o abastecimento da rua temporariamente e, nestes casos, as casas que não possuem o reservatório doméstico podem ficar sem água”, disse.
Consumo consciente
Por mais que o Dmae faça a captação e o tratamento de água suficientes para abastecer toda a população de Uberlândia, é importante ressaltar que o recurso hídrico é finito e deve ser preservado e utilizado de forma consciente.
“Sabemos que é uma época de muito calor, o que causa um maior consumo de água, mas é preciso utilizá-la da maneira mais consciente possível. Não é a melhor época para enchermos a piscina ou lavarmos o carro todo fim de semana, por exemplo. Além disso, devemos evitar lavar a calçada com a mangueira e também tomar banhos muito demorados”, afirmou Renato Rezende.