A prevenção de doenças e situações que levam a internações faz parte das ações da Atenção Primária da rede municipal de saúde de Uberlândia com a comunidade da área de abrangência das unidades básicas de Saúde. Com as fortes ondas de calor atingindo a região nos últimos dias, as equipes municipais de saúde incluíram os cuidados durante as visitas domiciliares e também nas salas de espera.
O aposentado João Batista Rodrigues recebeu a equipe da UBSF Glória nos últimos dias. A visita faz parte da rotina da unidade a pacientes que não têm condição de locomoção ou que precisam de uma atenção maior com a situação de saúde. Além das orientações relacionadas ao quadro clínico, a equipe reforçou, junto ao aposentado, de 61 anos, os cuidados necessários neste período com dias mais quentes.
“Estamos enfrentando um calor atípico e que exige uma mudança de hábito da nossa parte, principalmente com os cuidados com a nossa saúde. A hidratação, mesmo sem sentir sede, por exemplo, é uma atenção que deve ser redobrada, especialmente, com os idosos e crianças, pois os riscos de desidratação aumentam muito nesta época”, explicou a diretora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Karina Kelly de Oliveira.
A onda de calor é caracterizada por um período prolongado de tempo excessivamente quente e desconfortável, no qual as temperaturas ficam acima de um patamar normal esperado para uma região em determinado período do ano. Com isso, o ar seco esquenta mais a atmosfera, que, por sua vez, acaba deixando o ar mais seco, formando uma cúpula de calor.
Para amenizar os sintomas do calor, recomenda-se:
– Intensa hidratação (água e frutas hídricas);
– Usar roupas leves e claras;
– Evitar atividades físicas e exposição ao sol entre 10h e 16h;
– Evitar o consumo de cafeína;
– Evitar banhos com água quente;
– Umidificar o ar com aparelhos próprios ou colocar bacias com água ou estender toalhas e panos úmidos pela casa ou próximo à cama quando for dormir.