Após a campanha Outubro Rosa, que conscientiza a necessidade de exames preventivos contra o câncer de mama, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue, agora, com ações voltadas para a saúde integral dos homens durante todo o mês de novembro.
A campanha Novembro Azul tem o objetivo de informar a população sobre o câncer de próstata e outras doenças que acometem os homens, além de frear o preconceito em relação ao autocuidado e aos exames importantes que diagnosticam precocemente as doenças. Por isso, os profissionais de saúde de todas as Unidades Básicas de Saúde estão focados em trabalhar o tema com o público masculino da sua área de abrangência.
Uma das estratégias adotadas pelas equipes é a palestra nas salas de espera, pois os pacientes têm acesso às informações enquanto aguardam o atendimento. Os profissionais reforçam sobre a importância da prevenção, que facilita a luta pela cura, mostrando a necessidade do diagnóstico precoce e exames sem tabus. Além disso, tem agendamento de consultas e dos testes necessários de acordo com cada paciente.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, sendo também a segunda causa de óbito por câncer na população masculina. Estima-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. A investigação do câncer de próstata se dá pelo exame de toque retal e pelo exame Antígeno Prostático Específico, o PSA. Para confirmar a doença, também é preciso realizar biópsia, indicada caso seja encontrada alguma alteração nos exames anteriores.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, Karina Kelly de Oliveira, a campanha Novembro Azul traz mais visibilidade e informações sobre a importância dos homens se atentarem para a própria saúde. “A boa saúde exige, além de hábitos saudáveis, orientações seguras. Com os profissionais de saúde, o paciente será conscientizado sobre as doenças, sintomas e prevenção, além de realizar os exames, caso pertinente. Contamos com o apoio das famílias para que estimulem os parentes, os amigos e conhecidos sobre a campanha e a prevenção, evitando problemas maiores futuramente”, disse.