Começam, nesta sexta-feira (17), os Jogos Parapan-Americanos do Chile, competição que terá a participação de representantes da Prefeitura de Uberlândia – por meio das parcerias entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e Praia Clube – em três modalidades: halterofilismo, bocha e atletismo. O Parapan seguirá até o dia 26 de novembro, em Santiago.
No halterofilismo, que terá disputas entre sábado (18) e terça-feira (21), integram a seleção brasileira os paratletas da Futel/CDDU/Praia Clube, Ângela Teixeira, Caroline Fernandes, Edilândia Araújo, Lara Lima, Mateus Silva e Tayana Medeiros, além do treinador Weverton Santos, profissional de educação física da Futel.
Na bocha, o paratleta Mateus Carvalho, o assistente esportivo Oscar Carvalho (Futel/CDDU/Praia Clube) e o treinador Glênio Fernandes, profissional de educação física da Futel, representam a seleção brasileira em disputas que acontecerão entre os dias 19 e 25 de novembro.
Já no atletismo, Rodrigo Parreira e Rafaela Divina (Futel/Aparu/Praia Clube) vão competir pelo país entre os dias 21 e 25 de novembro. “O Parapan é o principal evento de paradesporto das Américas e, certamente, será um grande desafio. As expectativas são boas, especialmente porque todos os nossos paratletas se prepararam muito bem para esse momento. Todo o município está na torcida para que eles façam o seu melhor, representem bem Uberlândia e o Brasil e retornem ao país com importantes conquistas”, destacou o diretor geral da Futel, Edson Zanatta.
Equipes
A Futel/Aparu/Praia Clube e a Futel/CDDU/Praia Clube estão entre as principais equipes do país, com importantes conquistas nacionais e internacionais. Os paratletas treinam de segunda a sexta-feira, no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel) e no CIE (Centro de Iniciação ao Esporte), com a orientação de profissionais de educação física da Futel.