Diante de uma situação de urgência em que uma pessoa corre risco de vida, muitas pessoas não sabem quais atitudes tomar. Para ensinar os primeiros passos em um socorro até a chegada de um apoio especializado, a Prefeitura de Uberlândia, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate) e a Fundação Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu), desenvolveu o projeto “Guardiões do Coração”. O projeto é o primeiro de Minas Gerais neste formato e consiste em capacitar jovens das escolas da rede municipal em atendimentos de parada cardiorrespiratória.
A primeira edição da capacitação de adolescentes de 12 a 15 anos das escolas municipais acontece, nesta terça-feira (21), das 8h às 10h30, no ginásio da Arena Sabiazinho. Cerca de 200 alunos de seis escolas próximas ao ginásio participarão desta primeira edição.
Durante a capacitação, os alunos serão distribuídos em grupos para simular a prática de Reanimação Cardiorrespiratória (RCP) básica, incluindo compressões torácicas. Toda a simulação ocorrerá em bonecos e com a presença de profissionais capacitados. Ao final do evento, os adolescentes participantes realizarão a formatura simbólica, com o recebimento de um botton por serem “Guardiões do Coração”.
“Saber identificar e prestar socorro até a chegada do Siate é essencial. Por isso, nosso proposito é aumentar a conscientização e a prontidão para lidar com emergências cardíacas, melhorando as taxas de sobrevivência em situações, principalmente, de parada cardíaca fora do ambiente hospitalar”, detalhou o secretário municipal de Saúde, Clauber Lourenço.