Mais de 400 crianças e adolescentes participaram do Festival de Judô da Futel, promovido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), neste sábado (18). O evento foi aberto ao público e aconteceu no Ginásio Homero Santos, no UTC, com entrega de medalhas a todos os participantes.
O festival foi voltado a alunos da iniciação esportiva e das equipes de competição das escolinhas do UTC, Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel), CIE (Centro de Iniciação ao Esporte), Núcleo Lagoinha, poliesportivos Jardim Brasília, Luizote de Freitas e Jardim Brasília e Praia Clube.
O diretor-geral da Futel, Edson Zanatta, comemora o sucesso. “O evento é de grande importância, pois além de aproximar alunos de diferentes núcleos da Futel, proporciona aos judocas a oportunidade de apresentar aos familiares e amigos um pouco do que aprenderam ao longo do ano”, ressaltou.
Renata Lopes, mãe do aluno Bernardo Lopes, de 10 anos, aprova a iniciativa. “A Prefeitura de Uberlândia está de parabéns, não apenas pela realização do festival, mas por todo o trabalho desenvolvido gratuitamente, sempre com muita qualidade”, completou.
Resultados recentes
Somente em 2023, a equipe conquistou 373 medalhas no judô em competições regionais, estaduais e nacionais (230 de ouro, 80 de prata e 64 de bronze). Dentre os destaques do ano estão o título da Copa Judô do Futuro, em agosto, quando a equipe conquistou 36 medalhas (24 de ouro, 9 de prata e 3 de bronze). A competição foi disputada no Praia Clube, com a participação de 159 atletas de todo o estado.
Atendimento
Atualmente, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, tem 502 alunos no judô, sendo 455 na iniciação esportiva e 47 na equipe de competição. As aulas gratuitas são oferecidas no Praia Clube, Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel), UTC, CIE (Centro de Iniciação ao Esporte), Núcleo Lagoinha e poliesportivos Jardim Brasília e Luizote de Freitas.