A equipe de halterofilistas da Prefeitura de Uberlândia – formada por meio da parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube – encerrou sua participação nos Jogos Parapan-Americanos do Chile com a conquista de 5 medalhas pela seleção brasileira, sendo 2 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze. Na tarde desta segunda-feira (20), Tayana Medeiros e Edilândia Araújo conquistaram, respectivamente, medalhas de ouro e bronze na categoria “Unificado feminino – Até 86 kg e Acima de 86 kg”.
No domingo (19), Mateus Assis havia conquistado a prata na categoria “Unificado masculino – Até 107 kg e Acima de 107 kg”. Já no sábado (18), Lara Lima ficou com o ouro na categoria “Feminino – Até 41 kg” e Caroline Fernandes, com a prata na categoria “Feminino – Até 79 kg”. Também integraram a seleção brasileira a paratleta da Futel/CDDU/Praia Clube, Ângela Teixeira (5° lugar na categoria “Feminino – Até 79 kg”) e o treinador Weverton Santos, profissional de educação física da Futel.
“É um resultado bastante expressivo, pois a competição reúne os principais paratletas das Américas e, mais uma vez, Uberlândia demonstrou ser uma potência internacional no halterofilismo. Esses resultados são consequência do trabalho diário desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia e associações parceiras, sempre com muita dedicação e seriedade”, ressaltou o diretor geral da Futel, Edson Zanatta.
Bocha e atletismo
Além do halterofilismo, as equipes da Prefeitura e parceiros têm representantes em duas modalidades. Na bocha, o paratleta Mateus Carvalho, o assistente esportivo Oscar Carvalho (Futel/CDDU/Praia Clube) e o treinador Glênio Fernandes, profissional de educação física da Futel, representam a seleção brasileira em disputas que acontecem até sábado (25). Já no atletismo, Rodrigo Parreira e Rafaela Divina (Futel/Aparu/Praia Clube) competem pelo país entre esta terça (21) e sábado (25).