O paratleta Mateus Carvalho, da equipe da Prefeitura de Uberlândia – formada por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) em parceria com o Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e o Praia Clube –, conquistou medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos do Chile nesta quarta-feira (22), na bocha individual. Mateus – que tem como assistente esportivo Oscar Carvalho e como treinador o profissional de educação física da Futel, Glênio Fernandes – ficou com o primeiro lugar na categoria BC3 após vencer o argentino Rodrigo Romero na final, por 5 a 4.
Mateus Carvalho volta a competir a partir desta quinta (23) na disputa por pares. “Essa é mais uma conquista internacional para a carreira de Mateus, que hoje é um dos principais nomes da bocha paralímpica brasileira. Vale destacar que esse resultado tem ligação direta com o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia, pois a Futel proporciona ao paratleta todas as condições para que ele treine e participe de competições”, afirmou a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.
Entre os principais resultados de Mateus Carvalho estão a medalha de ouro na Copa do Mundo de Bocha Paralímpica (2023), o tetracampeonato brasileiro (2015, 2018, 2022 e 2023), as medalhas de ouro nas disputas por pares e por equipe na Copa América (2015), prata (individual) e ouro (pares) no Campeonato Regional das Américas (2018), ouro (pares) na Copa América (2019), bronze (individual) e ouro (pares) nos Jogos Parapan-Americanos de Lima (2019), ouro (individual) e prata (pares) na Copa América (2021) e prata na 1ª etapa da Copa do Mundo de Bocha Paralímpica (2022). Além disso, Mateus esteve entre os representantes do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2021.
Halterofilismo e atletismo
As equipes da Prefeitura e parceiros também têm representantes em outras duas modalidades nos Jogos Parapan-Americanos do Chile. No halterofilismo, paratletas da Futel/CDDU/Praia Clube encerraram sua participação na competição com 5 medalhas pela seleção brasileira, sendo 2 de ouro (conquistadas por Lara Lima e Tayana Medeiros), 2 de prata (Mateus Assis e Carolina Fernandes) e 1 de bronze (Edilândia Araújo).
No atletismo, Rafaela Divina, da Futel/Aparu/Praia Clube, ficou com o quarto lugar no lançamento de disco nesta terça-feira (21). Já Rodrigo Parreira, também da Futel/Aparu/Praia Clube, compete no salto em distância nesta quinta-feira (23) e nos 100 metros rasos na sexta (24).