A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), realiza, neste domingo (26), o Torneio Interno de Karate da Futel, voltado a 150 alunos das escolinhas de iniciação esportiva, da faixa branca até a faixa verde e da categoria “Júnior”. A atividade é aberta ao público e acontece a partir das 9h, no UTC, com entrada pela Avenida Cipriano Del Fávero, 741, no Centro.
Como lembra o treinador João Batista Pires, profissional de educação física da Futel, todos os participantes receberão medalhas. “É um momento em que as crianças e os adolescentes podem apresentar aos familiares e amigos um pouco do que aprenderam ao longo do ano. Além disso, os atletas mais experientes (faixa marrom e faixa roxa) serão os árbitros da competição, o que permite que eles aprimorem seus conhecimentos na modalidade”, ressaltou.
Nos últimos meses, a Futel conquistou ótimos resultados em importantes competições. Em setembro, por exemplo, obteve 9 medalhas (2 de ouro, 1 de prata e 6 de bronze) na 2ª Etapa do Circuito Mineiro de Karate, competição realizada no UTC, com a participação de mais de 350 caratecas de equipes de toda a região. Já na última semana, o atleta Samuel Maia, 11 anos, foi vice-campeão brasileiro de karate em São Bernardo do Campo (SP), na modalidade kumite (categoria sub-12, até 45 kg, faixa roxa à preta).
Atendimento
Atualmente, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, tem capacidade para atender até 510 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos no karate, sendo 480 na iniciação esportiva e 30 no alto rendimento. As aulas gratuitas são oferecidas no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e está sob responsabilidade da Futel), UTC e nos poliesportivos Luizote de Freitas e São Jorge.