O documentário “Sustentabilidade, desafio de todos”, lançado pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) em maio deste ano, foi premiado com o Troféu Seriema – categoria imprensa, na noite desta quinta-feira (23), em uma cerimônia realizada em Goiânia. O prêmio, que está em sua 21ª edição e é referência nacional, é uma realização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), com o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), do qual participam projetos de todo o país.
Ao todo, foram 106 projetos inscritos, sendo 21 finalistas que concorreram em sete modalidades: Sociedade Sustentável, Imprensa, Biodiversidade, Gestão Empresarial para ODS, Inovação, Produção Acadêmica e Elementos Naturais. Os projetos foram avaliados por uma comissão julgadora composta por membros de notório saber no tema socioambiental e os projetos vencedores foram premiados com o Troféu Seriema.
O tema escolhido esta edição foi “Pessoas Mudam o Mundo”, para mostrar, com trabalhos reais, o quanto as pessoas têm o poder de transformar, realizar sonhos e concretizar ideias. O objetivo é conscientizar toda a sociedade acerca de suas práticas e o impacto que estas têm no meio ambiente.
Para o diretor-geral do Dmae, Renato Rezende, apostar na educação é o caminho para a mudança de cultura e desenvolvimento de novos hábitos voltados para a sustentabilidade do planeta. “Receber esse prêmio para nossa cidade é uma honra e é também a certeza de que a gestão do prefeito Odelmo Leão está no caminho certo, ao potencializar as atividades educativas que estimulam as pessoas a interagirem com o meio ambiente de forma mais sustentável”, afirmou.
O documentário: Sustentabilidade, desafio de todos
Desde que foi lançado, o documentário já foi exibido em diversas escolas e instituições e conta com depoimentos que abordam a relação da sociedade com o meio ambiente. Entre os tópicos abordados, estão os desafios atuais na questão ambiental, hídrica, resíduos sólidos, conscientização e a importância da educação para as futuras gerações.
O vídeo, que tem em torno de 28 minutos, contrapõe a situação mundial e a realidade em Uberlândia, uma vez que a cidade se destaca nacionalmente no saneamento básico, na coleta seletiva e na preservação dos recursos naturais com o programa Buriti de preservação de nascentes.
O documentário está disponível no canal oficial do Dmae no Youtube. Para agendar exibição em escolas e demais instituições e palestra sobre o tema, basta entrar em contato com a equipe do Peac pelo telefone (34) 3233-2567 ou pelo e-mail escolaaguacidada@uberlandia.mg.gov.br.