Novembro é conhecido também como o Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade. O nascimento de uma criança antes do período ideal é a principal causa de mortalidade infantil nos primeiros cinco anos de vida. Dentre as ações de sensibilização que marcam o Novembro Roxo na Maternidade do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC) está o encontro de mães e crianças egressas da UTI Neonatal com os profissionais da unidade. O momento aconteceu na manhã deste domingo (26).
O objetivo principal da ação é favorecer a troca de experiências e celebrar entre as mães que viveram histórias semelhantes de superação junto à equipe nestes 12 anos de funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do HMMDOLC. Participaram da ação famílias de crianças com tempo de permanência superior a 30 dias na UTI Neonatal.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), todo bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação (36 semanas e 6 dias) é considerado prematuro, ou pré-termo. Por ser a principal causa de mortalidade infantil nos primeiros cinco anos de vida, é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, atingindo um em cada 10 bebês. São 340 mil prematuros nascendo todo ano no nosso país, o equivalente a seis casos a cada dez minutos.
O nascimento prematuro pode ocasionar implicações ao recém-nascido, entre elas, problemas pulmonares, deficiências motoras, infecções respiratórias crônicas, doenças cardiovasculares, diabetes e déficits de aprendizagem ou comportamentais.