Paratletas das equipes da Prefeitura de Uberlândia – formadas por meio da parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube – encerraram sua participação nos Jogos Parapan-Americanos do Chile com 8 medalhas (3 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze). A mais recente foi o bronze conquistado pelo paratleta Mateus Carvalho, da Futel/CDDU/Praia Clube, no sábado (25), penúltimo dia de competição, na bocha em pares (categoria BC3), ao lado de Evelyn de Oliveira. Anteriormente, o paratleta já havia garantido a medalha de ouro na bocha individual.
As outras 6 medalhas foram conquistadas por Rodrigo Parreira, da Futel/Aparu/Praia Clube (prata no salto em distância na classe T36) e pelos halterofilistas da Futel/CDDU/Praia Clube, Lara Lima (ouro na categoria “Feminino – Até 41 kg”), Tayana Medeiros (ouro na categoria “Unificado feminino – Até 86 kg e Acima de 86 kg”), Mateus Assis (prata na categoria “Unificado masculino – Até 107 kg e Acima de 107 kg”), Caroline Fernandes (prata na categoria “Feminino – Até 79 kg”) e Edilândia Araújo (bronze na categoria “Unificado feminino – Até 86 kg e Acima de 86 kg”). Também estiveram no Parapan, Rafaela Divina, da Futel/Aparu/Praia Clube, que ficou com o quarto lugar no lançamento de disco e Ângela Teixeira, quinta colocada na categoria “Unificado feminino – 73 kg e 79 kg”.
“Graças ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia e associações parceiras, hoje o município está na elite do paradesporto mundial e fez bonito ao representar a seleção brasileira no Parapan. Parabenizo a todos os paratletas pelos resultados alcançados e aos profissionais de educação física da Futel, Weverton Santos (halterofilismo) e Glênio Fernandes (bocha), que integraram as comissões técnicas do Brasil na competição”, completou o diretor geral da Futel, Edson Zanatta.
Desempenho do Brasil
A delegação brasileira alcançou o melhor resultado da história no Parapan, com 343 medalhas conquistadas, sendo 156 ouros, 98 pratas e 89 bronzes. Com o resultado, o país ficou no primeiro lugar da competição, seguido por Estados Unidos (55 ouros, 58 pratas e 53 bronzes) e Colômbia (50 ouros, 58 pratas e 53 bronzes).