As equipes da Prefeitura de Uberlândia – formadas por meio de parcerias entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube – terão 8 paratletas, 7 staffs e 3 treinadores nas Paralimpíadas Escolares. A competição é realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, a partir desta terça-feira (28).
As equipes Futel/Aparu/Praia Clube e Futel/CDDU/Praia Clube competirão nas modalidades de atletismo, bocha, halterofilismo e natação. “Nossos paratletas têm se preparado há bastante tempo para essa disputa e certamente representarão muito bem Uberlândia e Minas Gerais. A expectativa é que as equipes retornem ao município com medalhas e demonstrem, mais uma vez, a força do trabalho desenvolvido pela Prefeitura e associações parceiras”, afirmou a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.
Principal evento esportivo do mundo para crianças e jovens com deficiência em idade escolar, as Paralimpíadas Escolares são promovidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e acontecem até sexta-feira (1°). A competição deve reunir mais de 1,8 mil paratletas de 26 estados e do Distrito Federal, sendo esta a maior edição da história.
Equipes
A Futel/Aparu/Praia Clube e a Futel/CDDU/Praia Clube estão entre as principais equipes do país, com importantes conquistas nacionais e internacionais. Os paratletas treinam de segunda a sexta-feira, no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel) e no CIE (Centro de Iniciação ao Esporte), com a orientação de profissionais de educação física da autarquia.