A Secretaria Municipal de Educação (SME) entregou, nesta sexta-feira (1º), as premiações para estudantes e educadores que participaram das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Também receberam prêmios os vencedores da Olimpíada de Inglês, no nível avançado. A cerimônia foi realizada no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe).
As provas do Saeb foram aplicadas entre os dias 13 e 24 deste mês pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Para incentivar os estudantes da Rede Municipal de Ensino que participaram do exame, que avalia a qualidade do ensino e averigua a igualdade e as condições de acesso e permanência nas escolas, a Secretaria Municipal de Educação promoveu um sorteio.
Os prêmios entregues foram destinados ao Município pela Receita Federal do Brasil e sorteados pela SME durante a reunião com diretores escolares, realizada nesta semana no Cemepe. Os estudantes municipais sorteados foram Piero Braga Santana Filho, do segundo ano da Escola Doutor Afrânio de Freitas Azevedo; Emilly Gabriely Andrade Rocha, do quinto ano da Escola Professora Josiany França; e Felype Oliveira Freitas, do nono ano da Escola Professora Orlanda Neves Strack. A professora sorteada foi Fernanda Laís da Costa Miranda, da Escola Amanda Carneiro Teixeira.
Olimpíada de Inglês
Já a Olimpíada de Inglês foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação para estimular o ensino e a aprendizagem da língua inglesa de forma intercultural, transdisciplinar, colaborativa e crítica. O projeto também é resultado de uma capacitação sobre letramento crítico voltada para professores de língua inglesa e oferecida pelo Cemepe. O letramento crítico é uma teoria que combina o aprendizado do idioma com questionamentos e reflexões sobre estruturas e práticas sociais.
O torneio aconteceu entre os meses de junho e outubro e contou com a participação de mil estudantes, do 6º ao 9º ano, de nove escolas municipais de ensino fundamental. O início dos trabalhos foi nas salas de aula com o livro The Extraordinary Life of Malala Yousafzai, de Hiba Noor Khan. O livro narra a trajetória da ativista paquistanesa Malala Yousafzai que defendeu o direito das mulheres terem acesso à educação e aos 17 anos, em 2014, se tornou a pessoa mais jovem laureada com o Prêmio Nobel da Paz.
Após três meses de estudos em sala de aula, no mês de setembro os estudantes participaram da primeira etapa da Olimpíada. Cada unidade escolar teve 18 estudantes selecionados para a final da competição, com seis estudantes em cada categoria (básico, intermediário e avançado), sendo distribuídos de acordo com as notas obtidas no teste. A final da Olimpíada teve a participação dos 162 estudantes selecionados, sendo que 18 saíram vitoriosos, sendo seis em cada categoria.
No nível avançado, os vencedores são da Escola Municipal Professor Mário Godoy Castanho. Os estudantes são Yuri Moura Sepulvida, Isabela de Lourdes Teles Cruz, Fernanda da Silva Almeida, Augusto César Alves Xavier, Yasmin da Fraga Freitas e Thayná Gabrielly Amorim de Abreu. As professoras vencedoras também são da mesma escola, sendo elas, Renata Albino Miguel Oliveira e Selma Maciel.