A Prefeitura de Uberlândia continua garantindo melhorias em mobilidade urbana na cidade, reforçando, assim, a agilidade na locomoção e a qualidade de vida da população. Com foco nesse trabalho, o prefeito Odelmo Leão assinou, na tarde desta sexta-feira (1º), ordem de serviço para a construção de uma ponte sobre o rio Uberabinha, uma nova via, ciclovia e duas rotatórias de acesso entre a avenida Coronel José Teófilo Carneiro e rua dos Trópicos, no Jardim Brasília, e a avenida Izeth Domingos, no Taiaman. Viabilizadas pelo programa Uberlândia Integrada 3, as novas estruturas serão importante elo entre as regiões Norte (Jardim Brasília) e Oeste (Taiaman).
Somando a ponte, a via e as duas rotatórias que serão construídas, a obra terá extensão total de, aproximadamente, 1 km. A ponte, que contará com uma passagem de pedestres, compreenderá 66 metros de comprimento. Já a nova via, que será um prolongamento da ponte, terá 400 metros de extensão. Os dois novos equipamentos terão duas faixas (ida e volta), com 4 metros de largura cada.
A previsão é que as novas estruturas recebam, diariamente, uma média de 3 mil veículos, inclusive do transporte público, trafegando pelas duas faixas de rolamento, sendo uma no sentido Oeste/Norte e outra no sentido Norte/Oeste. Os equipamentos criarão novas possibilidades de rotas para motoristas e para o transporte público. Com a obra, uma linha (A526) do Sistema Integrado de Transporte (SIT) transitará pelo novo acesso, atendendo, diariamente, em dias úteis. Novas linhas também serão criadas, permitindo melhorias e ampliação do atendimento a quatro bairros: Taiaman, Guarani, Jardim Brasília e Distrito Industrial.
“Obras como essa melhoram, ainda mais, a infraestrutura de Uberlândia e possibilitam manter o constante avanço da nossa cidade. Continuamos sendo um agente facilitador dessas melhorias no trânsito, na mobilidade urbana e na qualidade de vida da nossa população. Essas obras vão desafogar as rodovias e proporcionar mais segurança aos usuários”, afirmou o prefeito Odelmo Leão durante o anúncio da construção das novas estruturas, no Centro Administrativo Municipal.
A obra compreende as etapas de terraplanagem, drenagem, pavimentação, recapeamento nas vias em que ocorrerão intervenções para instalação das novas rotatórias, sinalização, iluminação e execução de calçada com acessibilidade na nova via, além de serviços complementares. Supervisionada pela Secretaria Municipal de Obras, a construção da ponte, nova via e duas rotatórias está orçada em pouco mais de R$ 12,7 milhões, recurso obtido junto ao Banco do Brasil, e será feita pela empresa Grada Construtora Ltda., vencedora de processo licitatório.