Com a realização da conferência “Ética e integridade”, o 2º Fórum Municipal de Governança Pública, promovido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio do Comitê de Governança Pública (CGov) e da Comissão de Ética Pública Municipal (CEPM), foi encerrado na tarde desta sexta-feira (8), no Center Convention. O Fórum, iniciado nesta última quinta (7), buscou contribuir com o aperfeiçoamento da gestão municipal e da prestação dos serviços públicos à população. O encontro é considerado um importante passo no fortalecimento da política municipal de governança pública e compliance, que inclui a implementação do Plano de Integridade do Município, Cgov, CEPM e Código de Ética.
A programação desta sexta (8), toda realizada no Center Convention, ainda contou com debates sobre “Governança, riscos e controle de acessos”, “Proteção de dados nos órgãos públicos”, “O papel da LGPD na transparência e a eficiência na gestão pública” e “Sustentabilidade, crédito de carbono e compras públicas”.
Durante a realização da 2ª edição do Fórum, foram discutidas informações sobre prevenção, detecção, punição e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidade e desvios éticos e de conduta que impedem a prestação de serviços eficientes, eficazes e de qualidade à sociedade pelo poder público. O Fórum deste ano teve como público-alvo prefeitos, vereadores, gestores, servidores e estudantes da região, ligados às áreas de governança, compliance, integridade, proteção de dados e nova lei de licitações.
Ao longo dos dois dias de evento, as temáticas de “Ética, Integridade e Transparência”, “Proteção e Tecnologia de dados”, “Sustentabilidade”, “Reforma Tributária”, “Inovação”, “Inclusão e Diversidade” e “Contratações Públicas” foram evidenciadas. Entre os palestrantes que participaram da programação estiveram profissionais renomados das áreas de direito público e econômico, liderança de equipes, tecnologia assistida, governança e relações governamentais, gestão de riscos e proteção de dados, além de acadêmicos estudiosos de direito, economia, educação tecnológica, governança e fisioterapia.