Com o objetivo de recuperar nascentes, garantindo que não falte água suficiente e de qualidade para abastecer Uberlândia e as atividades rurais, o Programa Buriti, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), iniciou nesta sexta-feira (08) a temporada de plantio de 25 mil mudas nativas. A ação será realizada em dez propriedades rurais parceiras, dentre elas o Campo de Instrução e Adestramento Sgt. Orlando Randi, do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizada (BIMec).
Segundo o coordenador da gerência ambiental do Dmae, Celismar Costa Melo, o trabalho do Programa Buriti impacta não só na recuperação de nascentes, mas colabora com outros aspectos do meio ambiente. “Essa nova série de mudas, somada aos mais de meio milhão já plantados desde 2008, contribui para a existência da avifauna e conforto climático da região, por serem espécies nativas do Cerrado que produzem frutos”, aponta.
Além do plantio das mudas, o Programa Buriti também atua no cercamento de Áreas de Proteção Permanentes (APPs). Em 2023, a iniciativa instalou mais de 20 mil metros lineares de cerca com a intenção de realizar a manutenção do recurso natural já existente na cidade.
Em seus 15 anos de existência, o Programa Buriti já apresentou mais de 7 mil horas-máquina de trabalho com a realização de barraginhas, terraço, curva de nível e readequação de estradas vicinais. Com essas ações, aproximadamente 6,9 mil hectares de área de preservação permanente (APP) foram conservados.
Para se cadastrar e receber os benefícios da iniciativa da autarquia, basta entrar em contato pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo número 3233-2564.