Alunos do 6º ano das escolas municipais da zona rural de Uberlândia receberam, na tarde desta segunda-feira (11), os certificados de participação na edição 2023 do projeto “Sanitaristas Mirins”. A entrega foi feita pelo prefeito Odelmo Leão durante cerimônia no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal, e contou com a presença de secretários municipais, vereadores e produtores rurais, além do diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Antônio Carlos Moraes, e do representante regional de educação sanitária do IMA, Rodrigo Carvalho. O instituto foi parceiro das secretarias de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI) e Educação no projeto.
“Essa parceria proporcionou para essas crianças vivenciarem a realidade da produção rural no cotidiano. E seja como futuro produtor rural, seja como consumidor, foi de suma importância conhecerem como o alimento é produzido, bem como os cuidados necessários para garantir a segurança alimentar e, claro, como cada um pode contribuir para a preservação ambiental”, disse o prefeito Odelmo Leão.
Durante a solenidade, diretores, professores e dez alunos de cada escola representaram as respectivas instituições. Ao longo deste ano, 756 estudantes participaram das atividades propostas, que abrangeram as primeiras noções da saúde animal, sanidade das plantas e meio ambiente. Além disso, houve apresentação de um poema e os estudantes compartilharam sua experiência em uma das visitas proporcionadas pelo projeto.
O “Sanitaristas Mirins” integrou o cronograma de aulas no período de agosto a dezembro deste ano. Entre as ações, todas com monitoramento de veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, foram feitas visitas à fazenda-modelo da região, ao comércio local, aos escritórios do IMA e a empresas de laticínios, queijarias, feiras da agroindústria familiar, cantinas das escolas e lavouras orgânicas.
“É importante destacarmos para as crianças a relevância que a sanidade dos produtos agropecuários tem para a saúde pública de uma maneira geral. Afinal, a sanidade dos produtos brasileiros é a força motriz da nossa economia. Quanto antes repassarmos estes ensinamentos melhor, porque as crianças têm poder multiplicador junto às famílias e aos amigos”, disse a secretária municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Jorge.