Desde o início da gestão do prefeito Odelmo Leão, há seis anos, o setor de Saúde sempre foi prioridade. A iniciativa para garantir acesso e a padronização dos serviços a toda a população começou com o projeto Qualifica SaUDI, a fim de fortalecer a Atenção Primária, que é a porta de entrada para os atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Todo o trabalho rendeu à gestão do prefeito Odelmo Leão o reconhecimento e homenagem, nesta terça-feira (12), durante a realização da 2ª Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde, realizada em Brasília por diversas instituições, entre as quais estão o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
A homenagem Gilson Cantarino foi concedida devido à contribuição marcante no projeto da Planificação da Atenção à Saúde (PAS) por meio da articulação com gestores, formação de profissionais, estruturação de processos e da integração efetiva de serviços das Redes de Atenção à Saúde (RAS). A honraria leva o nome do médico Gilson Cantarino O´Dwyer, que foi um grande sanitarista, deixando um legado de luta e defesa da saúde pública e compromisso com o SUS por meio de seu trabalho na gestão, nos âmbitos municipal e estadual.
Durante a entrega das homenagens, o prefeito Odelmo Leão destacou a importância do trabalho, que fez de Uberlândia um Centro Colaborador de boas práticas em saúde. A deputada federal e primeira-dama, Ana Paula Junqueira Leão, representou o prefeito na cerimônia.
“Fiz um compromisso com o Conass no início da gestão para que a população de Uberlândia tivesse o melhor atendimento em saúde. O resultado está aí, somos um Centro Colaborador, que recebe visitas de várias cidades para conhecer o nosso trabalho. Só tenho a agradecer a confiança e a dedicação da nossa equipe”, comentou o prefeito por meio de um vídeo enviado à organização.
A 2ª Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde aconteceu entre os dias 10 e 12 de dezembro e foi promovida pelo Hospital Israelita Albert Einstein, Beneficência Portuguesa de São Paulo, Umane, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), com o apoio do Ministério da Saúde.
Ainda durante o evento, Uberlândia foi destaque com a publicação de um trabalho na Revista de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). O artigo “Fragilidade e espacialização de pessoas idosas do município de Uberlândia com IVCF-20” identificou o perfil clínico funcional de 47 mil idosos, com idade média de 70,3 anos (60 a 113 anos), vinculados à atenção primária à saúde.
Esse rastreio possibilita a aplicação de intervenções preventivas, promocionais, paliativas ou reabilitadoras individualizadas, conforme o estrato clínico funcional do idoso e os domínios funcionais comprometidos.
Qualifica SaUDI e Centro Colaborador do CONASS
Desde 2017, Uberlândia desenvolve a padronização dos serviços de saúde utilizando-se da planificação da atenção à saúde obtida por meio do projeto Qualifica SaUDI. A diretriz veio para garantir o acesso da comunidade nas unidades de saúde e fortalecer a atenção primária na cidade. A iniciativa surtiu efeitos positivos, principalmente no fluxo de atendimento, redução do tempo de espera pelas consultas, ampliação do cadastro familiar e de estratificação de risco dos usuários, entre outros.
Os processos desenvolvidos motivaram o Conass a escolher Uberlândia para ser um Centro Colaborador, que tem o propósito de fortalecer e ampliar a cooperação técnica entre Estados e Municípios, facilitando informações e serviços, além de estimular e apoiar o treinamento e a pesquisa. Com isso, o Município vira referência para outras localidades que queiram seguir os exemplos adotados.