O atleta Marco Túlio Silva, da equipe de alto rendimento da Prefeitura de Uberlândia – formada por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Praia Clube e Exército – está convocado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para integrar a seleção brasileira na disputa do Campeonato Sul-Americano de Cross Country Adulto, em El Salvador, dia 24 de fevereiro do ano que vem, na prova do Revezamento 4×2 km. Esta é a primeira convocação do atleta de 20 anos para a categoria adulto. Também da equipe Futel/Praia Clube Exército estão convocados os atletas Johnatas Cruz, July Ferreira da Silva e Livya Kezia.
Formado nas escolinhas da Futel, Marco Túlio Silva é o primeiro colocado no ranking brasileiro na categoria sub-20, nos 800 metros e 1.500 metros e na categoria adulto ocupa a 10ª posição nos 800 metros e 13ª nos 1.500 metros.
“O Marco Túlio está nas escolinhas da Futel desde os 7 anos e já passou pela natação e futebol. Ele chegou no atletismo aos 12 anos e já integra a equipe de treinamento desde os 17 anos. Esta convocação nos mostra que ele está no caminho certo e isso serve de motivação para a sequência do trabalho”, disse o profissional de educação física da Futel, Robson Medeiros, que é treinador do atleta.
“Estou muito feliz com a convocação e espero representar bem a nossa cidade e o nosso País. Agradeço a Prefeitura, por meio da Futel, ao Praia Clube e ao Exército por toda estrutura e suporte que recebo. Espero competir bem e assim, conquistar uma medalha”, disse Marco Túlio.
Principais conquistas em 2023
O ano de 2023 tem sido especial para Marco Túlio, com a conquista de excelentes resultados em competições nacionais e internacionais, como a medalha de prata no Cross Country Sub-20, disputado em Poços de Caldas (MG), duas medalhas de prata nos 800 metros e 1500 metros no Campeonato Brasileiro Sub-20, realizado em Cascavel (PR), uma medalha de bronze nos 800 metros no Sul-Americano de Bogotá e outra no Pan-Americano de Mayaguez (Colômbia). Além disso, o atleta faturou mais dois bronzes: um nos 1500 metros, no Campeonato Brasileiro realizado em Bragança Paulista (SP) e um na prova de 2 km na Copa Brasil de Cross Country disputada em Poços de Caldas (MG).