Para celebrar o sucesso dos paratletas, que se representaram Uberlândia em competições nacionais e internacionais durante o ano, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), promove na próxima segunda-feira (18) a cerimônia “Melhores do Ano no Esporte Paralímpico”. O evento começa às 17h e será no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel). Serão homenageados os 44 paratletas que mais se destacaram em 2023 no atletismo, bocha goalball, halterofilismo, natação e parabadminton.
As indicações dos atletas das respectivas modalidades foram feitas pelos profissionais de educação física da Futel, que atuam no paradesporto. Entre os critérios observados estão resultados nacionais ou internacionais, frequência em treinos e aproveitamento em jogos e no caso atletismo e o ranking brasileiro por grupo de prova.
A diretora de paradesporto da Futel, Fernanda Costa ,disse que o evento tem como objetivo valorizar o empenho dos paratletas, que integram as equipes de competição da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, em parceria com as instituições: Aparu, CDDU, Adevitrim, Adeviudi e Praia Clube.
“Os nossos professores indicaram três atletas de cada modalidade ou dos grupos de prova, com os nomes dos melhores do ano sendo divulgados durante o evento. Uberlândia é uma referência nacional e internacional no esporte paralímpico. Faremos uma bonita festa de gala para homenagear os nossos atletas, além dos parceiros que integram nossa equipe de fisioterapia e o servidor destaque do paradesporto”, disse a diretora.
Estrutura
A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, proporciona todas as condições adequadas para que 297 paratletas da iniciação esportiva e do alto rendimento treinem e disputem competições nas modalidades de atletismo, bocha, goalball, halterofilismo, natação e parabadminton. Para isso, oferece a estrutura do Sesi Gravatás e do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), fornece atendimento fisioterapêutico e disponibiliza treinadores para acompanhá-los em treinos e competições.
“Além de repasses para as instituições, a estrutura que oferecemos aos atletas têm contribuído muito para o excelente rendimento e conquistas de medalhas nas competições nacionais e internacionais”, disse o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta.
Resultados no Parapan
Em novembro, nos Jogos Parapan-Americanos do Chile, paratletas das equipes da Prefeitura de Uberlândia – formadas por meio da parceria entre Futel, Aparu, CDDU e Praia Clube – conquistaram oito medalhas (três de ouro, três de prata e duas de bronze) No atletismo, Rodrigo Parreira, da Futel/Aparu/Praia Clube conquistou a prata no salto em distância na classe T36).
Já no halterofilismo as medalhas foram conquistadas por Lara Lima (ouro na categoria “Feminino – Até 41 kg”), Tayana Medeiros (ouro na categoria “Unificado feminino – Até 86 kg e Acima de 86 kg”), Mateus Assis (prata na categoria “Unificado masculino – Até 107 kg e Acima de 107 kg”), Caroline Fernandes (prata na categoria “Feminino – Até 79 kg”) e Edilândia Araújo (bronze na categoria “Unificado feminino – Até 86 kg e Acima de 86 kg”), todos da Futel/CDDU/Praia Clube. Na bocha, Mateus Carvalho, da Futel/CDDU/Praia Clube, garantiu uma medalha de ouro no individual e bronze em pares (categoria BC3), ao lado de Evelyn de Oliveira.