Um dos principais pontos turísticos de Uberlândia, o Zoológico Municipal, segue atraindo a atenção e recebendo muitos visitantes. Neste ano, por exemplo, o espaço recebeu, até a última semana, 144.248 pessoas. Dentre o público, estiveram 105 escolas, atendendo mais de 4.500 alunos. Administrado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o Zoológico integra o complexo do Parque do Sabiá, localizado no bairro Tibery, e dispõe de uma área de mais de 300 mil metros quadrados.
Atualmente, 122 animais, de 29 espécies, entre mamíferos, répteis e aves vivem no espaço. O Zoológico conta com 41 recintos fechados, todos dotados de placas informativas sobre cada espécie abrigada. Há, ainda, espaços abertos onde estão animais como, gambás, bicho-preguiça, cutia, tamanduá-bandeira, sagui, ouriço-cacheiro, curicaca, biguá, mutum, saracura, tucano, psitacídeos e passeriformes.
Rico também em flora, o local dispõe de uma Área de Proteção Permanente (APP), que abrange Floresta de Galeria e remanescentes de Floresta Estacional Semidecidual e de um antigo bosque artificial, onde está a área aberta à visitação. O Zoológico registra, pelo menos, 293 espécies de plantas lenhosas, palmeiras, fetos arborescentes, entre outros.
Para garantir a saúde e bem-estar dos animais, a Secretaria disponibiliza profissionais capacitados. A equipe técnica é composta por três médicas veterinárias e uma bióloga, que atuam, inclusive, aos finais de semana e feriados, além de cinco tratadores. O tratamento recebido pelos hóspedes do Zoológico segue legislações estaduais e federais.
Alimentação
O cardápio dos animais é elaborado a partir de alimentos selecionados, pesados e preparados para cada espécie. Legumes, verduras, frutas, ração e carne são distribuídos pelos tratadores. A dieta é formulada por uma equipe técnica com base em literatura científica, a fim de proporcionar alimentação adequada a cada animal. Todos os itens são obtidos de compras via licitação.
Os profissionais do Zoológico também promovem enriquecimento ambiental à alimentação de todas as espécies ao adotarem receitas com picolés de carnes e de frutas, flores e frutos. Também é oferecida água à vontade em tanques para que cada animal se refresque.
Saúde
Neste mês, 28 animais estão recebendo vacinas antirrábicas. Ao longo do ano que vem, há previsão de que outros imunizantes sejam aplicados para prevenir contra doenças como, cinomose e parvovirose (em canídeo e quati), e rinotraqueíte, calicivirose e panleucopenia (nos felinos).
Curiosidade
Ao longo dos anos, o Zoológico Municipal já abrigou inúmeros animais. Do atual plantel, por exemplo, o jupará, chamado Juquinha, e o gavião-caboclo, de nome Caboclinha, são aqueles que estão a mais tempo no espaço, ambos desde 1993. Já o último animal alocado no Zoológico foi o quati “Joventino”, que chegou em agosto do ano passado.
Visitas
O funcionamento do Zoológico Municipal ocorre de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, com entrada liberada até as 16h. As visitas são gratuitas e, em caso de escolas, grupos e instituições, podem ser feitas de forma guiada, por agendamento. Para realizar a marcação, interessados podem fazer o agendamento junto ao Núcleo de Educação Ambiental, pelo telefone: (34) 3227-1330.
Nos próximos dias, as visitas seguem normalmente, exceto em 25 de dezembro e 1º de janeiro, quando o Zoológico estará fechado.