Diante dos recentes registros de furtos e danos a equipamentos públicos de parques e praças da cidade, a Prefeitura de Uberlândia alerta a população quanto aos prejuízos causados por ações criminosas. Nos últimos meses, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade registrou 11 ocorrências de subtrações e depredações de materiais em espaços de compartilhamento público. Os itens são bens de uso comum e, quando furtados ou danificados, comprometem o acesso das pessoas a serviços e atividades de lazer e entretenimento.
“Gostaríamos de conscientizar as pessoas quanto a essas práticas que afetam todos os usuários de parques e praças e, consequentemente, o patrimônio público. Por vezes, temos de aplicar recursos, que poderiam ser investidos em novos serviços à população. Por isso, orientamos que as pessoas façam uso adequado dos equipamentos instalados nos nossos espaços”, ponderou a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Larissa Espíndula.
As ações cometidas por criminosos já afetaram o funcionamento dos parques municipais Siquierolli, Santa Luzia e Gávea. Em abril de 2022 e novembro deste ano, o Siquierolli, por exemplo, teve duas cavadeiras “boca de lobo”, um portão e dois vãos de tela furtados. Nos dias 3 e 8 de agosto de 2023, criminosos levaram cerca de 25 metros de alambrado e um poste com toda a fiação elétrica e ainda causaram danos contra outros quatros postes de energia no parque Santa Luzia. Já no Gávea, no dia 11 de dezembro, houve furtos de fiações e torneiras de banheiros, que também foram depredados.
A praça Tubal Vilela, no Centro, também foi vandalizada por criminosos. No dia 30 de outubro, foram furtadas seis torneiras, seis lâmpadas, quatro sifões dos banheiros masculino e feminino, além de cabos. A fonte d’água da praça ainda teve seus refletores e cabos comprometidos após danos causados por infratores.
A mesma praça foi atacada no último final de semana, quando foi danificada a iluminação especial de Natal, sob gestão da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Esse ato de vandalismo se juntou aos demais boletins de ocorrência registrados pelo Município durante o ano.
Já os aparelhos da academia ao ar livre da praça Theodora dos Santos, no bairro Jardim das Palmeiras, sofreram furtos e depredações em três ocasiões. As ocorrências na praça foram verificadas nos dias 30 de outubro, 21 e 22 de novembro deste ano. Situação semelhante foi registrada no São Jorge, onde a praça Laerte Carrijo teve um aparelho da academia ao ar livre danificado no dia 20 de novembro.
Outro bairro afetado foi o Residencial Integração. A praça, localizada entre as ruas do Baru e do Ipê Amarelo, teve material de equipamento da academia ao ar livre furtado em 25 de novembro.
Além de zelar por estes espaços, a população também pode contribuir denunciando práticas de furto e vandalismo. Informações podem ser repassadas ao Serviço de Informação Municipal (SIM), pelo (34) 3239-2800, e à Polícia Militar, pelo 190.