As halterofilistas Natália Costa e Kállyta Olinda – ambas da equipe da Prefeitura de Uberlândia, formada por meio da parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube – foram convocadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Elas irão participar do Projeto Camping Escolar Paralímpico, voltado aos paratletas que se destacaram nas Paralimpíadas Escolares de 2023.
A atividade acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, em duas etapas: a primeira entre 28 de janeiro e 4 de fevereiro e a segunda entre 6 e 12 de julho.
“O Projeto Camping Escolar Paralímpico tem o objetivo de preparar novos talentos do paradesporto brasileiro, por meio de treinamentos específicos em diversas modalidades. No total, foram selecionados apenas 150 paratletas de todo o país, o que demonstra, mais uma vez, a força da parceria entre Prefeitura de Uberlândia, CDDU e Praia Clube”, destacou a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.
Resultados
Natália Costa e Kállyta Olinda integraram a seleção de Minas Gerais nas Paralimpíadas Escolares de 2023, realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre 28 de novembro e 1º de dezembro. Natália Costa, 18 anos, encerrou o ano no 1° lugar do Ranking Elite (adulto) na categoria “Até 45 kg” e ficou com o ouro na categoria unificada “41 kg, 45 kg e 50 kg”, ao levantar 66 kg. Já Kállyta Olinda, 15 anos, conquistou o bronze na mesma categoria, ao levantar 45 kg.