A Prefeitura de Uberlândia, sempre atualizada e em constante evolução com o objetivo de facilitar a vida da população, lançou, apenas em 2023, mais de 30 sistemas a fim de modernizar o atendimento ao contribuinte, bem como dar mais celeridade aos trâmites realizados na esfera municipal. Em agosto, foi apresentado o mais abrangente canal digital – o Portal Cidadão, hospedado no Portal da Prefeitura e desenvolvido pela empresa pública Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub).
A plataforma virtual dispõe de um layout mais fluido, o que proporciona melhor navegabilidade e experiência ao usuário. Além disso, o internauta tem acesso aos ícones de forma categorizada e personalizada.
Por lá, se encontram serviços como o ClimaUdi, onde é possível acompanhar o clima na cidade m tempo real pela integração das 72 unidades meteorológicas espalhadas nas cinco regiões do município. Pelo sistema é checada temperatura, umidade relativa do ar e probabilidade de chuva (medição em milímetros), bem como o status em cada setor por meio do mapa virtual. Há ainda aplicativos e aplicações como Udi Sem Dengue, Educa Udi e Salve Maria.
O Portal Cidadão também proporciona mais segurança e praticidade no que diz respeito aos mais variados serviços oferecidos pela administração pública municipal, conforme preconiza a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD- 13.709/2018).
Ao acessar a página, o usuário utilizará a conta pelo login do Gov.br, que foi desenvolvido pelo Governo Federal. Em seguida, no primeiro acesso, deverá ser feita a atualização dos dados com e-mail, endereço e o número do telefone celular. Após as devidas confirmações, será liberado o acesso a mais de 30 serviços oferecidos no Portal Cidadão, que contempla secretarias e autarquias.
Mais tecnologia
Ao longo do ano, a Prodaub desenvolveu outros sistemas que auxiliaram a população. Destaque para as páginas de cadastro e check-in nos eventos 2º Mega Feirão de Empregos e Mutirão Dívida Zero. Outro canal digital bem aceito é o Requerimento Online, que dá a possibilidade para servidores e munícipes apresentarem solicitações junto à Prefeitura de forma virtual.
Já para a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) foi elaborado um sistema que permite a matrícula e rematrícula dos alunos que praticam alguma atividade esportiva supervisionada pela autarquia de forma online. Para os tutores de animais domésticos, a tecnologia também foi uma importante aliada para otimizar os serviços disponibilizados. Afinal, pelo Webzoonoses foi possível fazer o cadastro para castração e chipagem de cães e gatos.