A Prefeitura de Uberlândia faz investimentos substanciais no que diz respeito à segurança pública desde o início do terceiro mandato do prefeito Odelmo Leão, em 2017. Desde então, foram aportados quase R$ 71 milhões. Apenas em 2023, por exemplo, houve um investimento de R$ 8,1 milhões por meio de convênios e parcerias com os órgãos de defesa social, como Polícia Militar (PMMG), Polícia Civil (PCMG), Corpo de Bombeiros (CBMMG) e Sistema Prisional, bem como em equipamentos tecnológicos.
As diretorias de Segurança e Inteligência e Segurança Patrimonial, que fazem parte da Secretaria Municipal de Segurança Integrada, executaram algumas ações ao longo do ano passado. Destaque para o sistema de videomonitoramento que, atualmente, conta com 3 mil câmeras instaladas, sendo 2.200 em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, nas 122 escolas da Rede Municipal de Ensino, nas áreas internas e externas. Em 2023, na Região Rural, o número de câmeras de videomonitoramento foi ampliado de 180 para 270.
ClimaUDI
Na área de Defesa Civil, a população passou a contar com a ferramenta ClimaUdi, que permite consulta às condições climáticas em tempo real. O sistema tem suporte das 72 estações meteorológicas instaladas pela Prefeitura de Uberlândia, que reúnem os dados coletados em 61 pontos na área urbana, sete na rural e quatro nos distritos. A plataforma pode ser conferida por meio do Portal Cidadão, que está hospedado no Portal da Prefeitura.
No ClimaUdi, é possível conferir o monitoramento climático, acessar informações, índices pluviométricos, temperatura e umidade do ar. A ferramenta permite, também, filtrar a busca por localidade, de acordo com as estações meteorológicas, ou ainda navegar com o cursor pelo mapa virtual onde estão dispostos círculos na localização de cada estação.
Formação cidadã
A Prefeitura de Uberlândia também promove ações entre diversos públicos com foco na formação cidadã e responsabilidade social. Uma dessas frentes ocorre por meio da Diretoria de Prevenção às Drogas.
Em 2023, mais de 22 mil pessoas, de diversas idades, foram alcançadas em trabalhos como Caravana de Prevenção às Drogas, Reage, Rede Empresarial de Prevenção ao Uso de Drogas (Repud), Rede de Colaboração, Exportando Ideias, Recomeço, Novo Caminho, Superar-te e Pontos que Unem. Apenas a Caravana de Prevenção às Drogas levou informação e atividades sobre hábitos saudáveis e vivência em comunidade para mais de 10 mil crianças e adolescentes de aproximadamente 50 escolas das redes municipal e estadual.
O projeto “Pontos que Unem”, por sua vez, foi desenvolvido e é executado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio das secretarias municipais de Segurança Integrada, Desenvolvimento Social e Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e com a Subsecretaria de Administração Prisional. A colaboração entre as instituições permite que os detentos da Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga participem de oficinas para aprender a costurar e produzir peças do segmento têxtil.