A Prefeitura de Uberlândia desenvolveu um conjunto de ações no ano de 2023, garantindo direitos, atendimentos ao público-alvo da assistência social e acesso à formação profissional de qualidade, entre outros serviços. No setor de emprego e mercado de trabalho, a gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDES), aumentou em mais de 20% o número de vagas oferecidas em cursos profissionalizantes em 2023 em relação ao ano anterior. Durante todo o ano de 2023 foram ministrados 105 cursos profissionalizantes, para 507 turmas e 6.500 alunos.
A expansão de vagas foi resultante da ampliação do atendimento registrada neste segmento. A administração municipal aumentou, no ano passado, a quantidade de Centros Profissionalizantes na cidade, com a inauguração da unidade Luizote, na região Oeste, no fim de agosto. E os cursos profissionalizantes presenciais contaram com outras novidades também em 2023: os sete centros passaram a ofertar aulas pela manhã e no Lagoinha e Planalto, os frequentadores ainda contaram com cursos noturnos.
Ainda no setor de emprego e mercado de trabalho, a gestão municipal atuou em outras duas frentes no ano passado: os Ônibus Itinerantes e o Sistema Nacional de Emprego (Sine), que realizou centenas de processos seletivos em parceria com empresas. Além disso, em setembro, a Prefeitura de Uberlândia, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Agronegócio, Economia e Inovação, promoveu o 2º Mega Feirão de Empregos, na Arena Sabiazinho. O evento teve a oferta de mais de 11 mil vagas de trabalho e a participação de 176 empresas de vários segmentos, como agronegócio, comércio, construção civil, indústria, logística e serviços.
Cras, Naicas e Ceais
Com suas políticas públicas de qualidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, reforçou os atendimentos voltados às situações de vulnerabilidade e/ou evitando o risco social e pessoal, com o propósito de seguir possibilitando aos cidadãos a superação de suas necessidades.
Nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) foram prestados atendimentos às famílias através de um trabalho de caráter continuado, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida, por meio de orientação, acompanhamento e encaminhamentos. As atividades também visaram prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais, fortalecer a convivência familiar e comunitária e possibilitar o acesso a benefícios.
Para as crianças e adolescentes, a SMDES disponibilizou os Núcleos de Apoio Integral à Criança ao Adolescente (Naicas). Os equipamentos sociais atendem, em caráter preventivo, crianças e adolescentes com idades entre seis e 15 anos e 11 meses, por meio de atividades socioassistenciais. Os serviços propiciam à mãe trabalhadora que seus filhos fiquem em um espaço seguro, evitando a situação de risco social e pessoal. Durante o ano, os Naicas prestaram 2.220 atendimentos.
Em outra frente, o Programa Jovem Aprendiz, desenvolvido em parceria com a Instituição Cristã de Assistência Social de Uberlândia (Icasu), atendeu 600 jovens com idade entre 15 e 18 anos, com capacitações para o mercado de trabalho.
E o público idoso recebeu uma atenção especial da gestão municipal. Os Centros Educacionais de Assistência Integrada ao Idoso (Ceais) tiveram capacidade para atender mais de 14.500 idosos, promovendo a convivência familiar e comunitária, prevenindo situações de risco social e pessoal e contribuindo no processo de envelhecimento saudável, ativo e autônomo. Já as duas unidades dos Condomínios do Idoso atenderam durante todo o ano oferecendo segurança e acolhimento a dezenas de idosos nos bairros Guarani e Laranjeiras.
Busão Social
Com o objetivo de orientar sobre serviços, programas, projetos e benefícios, o Busão Social percorreu, em 2023, 46 bairros de Uberlândia, assentamentos, loteamentos e conjuntos de chácaras prestando atendimentos às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Entre os vários serviços ofertados, foram 1.804 atendimentos voltados para a Pró-Pão, 2.751 auxílios documento e 2.608 Carteirinhas do Idoso.
Mais destaques
Veja mais algumas ações da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, voltadas para a área social municipal durante o ano de 2023:
► Realização da 10ª Edição do Congresso da Juventude, no mês de outubro, com a participação de mais de 4.500 jovens, na Arena Sabiazinho. O evento mobilizou e integrou jovens com idade entre 14 e 29 anos, dando a eles a oportunidade de debaterem e sugerirem ao poder público intervenções e implantação de políticas referentes a temas do seu cotidiano. O Congresso também contribuiu para a formação de uma juventude mais consciente, diante das oportunidades e desafios da atualidade. |
► A Campanha do Agasalho 2023 teve duração de pouco mais de um mês e bateu recorde em arrecadação, atingindo mais de 28 toneladas em doações de peças, entre cobertores, edredons, agasalhos, calças, meias e calçados. A ação contou com 15 pontos de coleta, além da “Caravana do Bem”, que recolheu as doações em todos os terminais de ônibus e diversos bairros da cidade. |
► A Casa Dia ofereceu atendimento socioassistencial especializado a pessoas idosas, de ambos os sexos, em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social e sem condições de permanecer desacompanhadas em seus domicílios. Ao longo de 2023, foram realizadas várias atividades na Casa Dia, como oficinas de culinária, jardinagem, oficina de contos e casos (relatos de histórias de vida). Os usuários também participaram em atividades oferecidas pelo Ceai 1, como bordado, hidroginástica, academia, aula de dança do ventre, fisioterapia, coral e atendimento psicológico. |
► Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua ofertado para pessoas com vínculos familiares interrompidos ou fragilizados, com inexistência de moradia convencional regular e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento. |
► Serviço Especializado para Migrantes – Ofertado para indivíduos e famílias em situação de risco pessoal e social, em processo migratório, residentes há um período inferior a dois meses no município, e que estejam em situação de: procura por trabalho; fixação no município, e mobilidade para outro município onde mantenham vínculo familiar e comunitário. |
► Serviço Especializado em Abordagem Social – ofertado, de forma continuada e programada, com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem. Busca a resolução de necessidades imediatas e promover a inserção na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia dos direitos. |