Mais uma área de preservação permanente (APP) de Uberlândia acaba de ser beneficiada pelo Programa Buriti do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Na última quinta-feira (18), uma equipe do Dmae iniciou o cercamento de 8.700 metros lineares de cerca na Fazenda Capim Branco da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A intenção é que, na próxima semana, comece o plantio de 23 mil mudas nativas do Cerrado.
O principal objetivo da ação é auxiliar na preservação e recuperação das nascentes do rio Uberabinha, como destaca o coordenador da Gerência Ambiental do Dmae, Celismar Costa. “A água é um bem fundamental para a qualidade de vida, por isso esse trabalho é essencial. Através da preservação de APP conseguimos melhorar a oferta de água e, com o plantio de mudas, podemos reduzir os impactos climáticos na nossa região”, diz.
Esta ação do Programa Buriti conta com o financiamento da ABHA Gestão de Águas, uma Associação Multissetorial de Usuários de Bacias Hidrográficas, através do Projeto de Proteção e Recuperação de Áreas de Preservação Permanente na Bacia Hidrográfica do rio Uberabinha, no qual o Dmae foi selecionado em primeiro lugar.
O programa da autarquia recebeu o valor de R$ 761.187,05 para realizar o cercamento de 8.700 metros lineares, plantar 23 mil mudas nativas e efetuar quatro manutenções nas áreas de plantio. Além da Fazenda Capim Branco da UFU, a região próxima à bacia do rio Uberabinha em Uberaba também será beneficiada.
Programa Buriti
O Programa Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde a implantação em 2008, o programa já executou o plantio de 548 mil mudas nativas, cercamento de aproximadamente 688 mil metros lineares e mais de 16 mil horas-máquina de trabalho com a realização de barraginhas, terraceamento, curva de nível e readequação de estradas vicinais. Com estas ações, aproximadamente 7,5 mil hectares de Área de Preservação Permanente (APP) foram preservados.
Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo número 3233-2564.