Com a missão de continuar promovendo e ampliando acesso e qualidade no atendimento à população, a Prefeitura de Uberlândia está realizando a atualização cadastral dos pacientes que aguardam por exames e procedimentos eletivos. Isso porque a não resposta das ligações, além das faltas registradas nos procedimentos agendados, impactam na economia do município e na qualidade dos serviços prestados a toda a população.
Para que o processo seja mais efetivo, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do projeto “Alô, Saúde”, fará a atualização cadastral, a princípio, de todos os pacientes classificados em vermelho que aguardam pelos procedimentos de maior demanda. São eles: colonoscopia, endoscopia, retirada do útero e tomografia.
“Infelizmente, com a pandemia da Covid-19, tivemos que suspender a realização de procedimentos, e a consequência foi um represamento das solicitações. Com essa força-tarefa na atualização dos cadastros vamos fazer uma triagem para darmos sequência o quanto antes nos agendamentos”, pontuou o prefeito Odelmo Leão.
Sendo assim, os atendentes do “Alô, Saúde” entrarão em contato para confirmar os dados dos pacientes e se os mesmos ainda aguardam pelo procedimento. Além das ligações, também haverá o contato via aplicativo de mensagens WhatsApp, que está registrado no número: (034) 98419-2530. Neste formato, os cidadãos que aguardam por estes procedimentos e estão classificados como vermelho receberão mensagens de confirmação de dados, do procedimento que aguardam e se ainda precisam do agendamento.
“Um dos compromissos que assumi junto à gestão municipal foi o de reduzir a fila de espera dos procedimentos de maior demanda, garantindo o acesso de quem precisa. Este é o nosso primeiro passo. Vamos fazer uma triagem, para garantir que o processo de agendamento, confirmação e comparecimento seja, enfim, efetivado”, explicou o secretário municipal de Saúde, Adenilson de Lima.
O secretário ainda destacou que a atualização cadastral é importante não só para o agendado de exames e cirurgias, mas para todo o acompanhamento do paciente. “Um tratamento adequado não é apenas o exame ou a cirurgia. É preciso retornar ao médico, ter as consultas em dia. Por isso, os dados cadastrais têm que estar em dia”, disse.
Com uma equipe especializada na condução do atendimento, as chamadas serão realizadas e o envio das mensagens de textos efetivados de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 14h.