Para combater o mosquito Aedes aegypti e eliminar a transmissão das doenças provocadas pelo mosquito, como a dengue, o envolvimento da população é essencial. Na manhã desta sexta-feira (26), a Prefeitura de Uberlândia promoveu reunião doComitê Municipal de Enfrentamento às Arbovirores com a comunidade e lideranças a fim de repassar as estratégias utilizadas neste momento e discutir o aprimoramento do trabalho de eliminação dos criadouros na cidade, como parte da mobilização “Movimento Dengue Não!”.
A reunião aconteceu no auditório da sede do Procon e teve à frente a equipe do Programa Municipal de Controle das Doenças Transmitidas por Aedes, da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) da Prefeitura.
“Queremos envolver todas as pessoas com voz ativa, sejam elas do setor privado, público ou aqueles com mais acesso às comunidades. O Ministério da Saúde estima para 2024 uma epidemia de casos no Brasil em todo, principalmente porque temos os quatro tipos de soro circulando, o que é incomum. Por isso, a ajuda da população é indispensável neste momento”, enfatizou o coordenador do programa, José Humberto Arruda.
Ele também reforçou que as linhas de comunicação com a UVZ estão abertas a toda a população. “Qualquer dúvida e informação sobre o combate do mosquito, temos o telefone da UVZ e também o aplicativo UDI Sem Dengue, que é um canal prático onde pode-se enviar mensagens de textos, fotos e vídeos”, detalhou.
O UDI Sem Dengue está disponível nas plataformas de download de aplicativos. O telefone da UVZ é 3213-1470.