Os caratecas Samuel Maia, Pedro Santos, Samuel Noronha, Antônia Dimas, João Silva e Vitória Bernardes, da equipe de competição da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), estão classificados para a final do Campeonato Mineiro de Karate. A etapa decisiva da competição acontecerá em Uberlândia (em local a ser definido), nos dias 18 e 19 de maio, com a participação de atletas de todo o estado.
O treinador João Pires, profissional de educação física da Futel, lembra que a classificação para a final do Campeonato Mineiro ocorreu devido aos resultados alcançados pelos atletas em 2023. “Todos os 6 caratecas competirão na modalidade kumite (lutas) e têm boas chances de alcançar resultados expressivos, pois estão bem preparados e seguem treinando com bastante foco”, ressaltou.
“Além deles, temos outros atletas que disputarão a etapa classificatória, no dia 21 de abril, em Araguari, e buscarão a classificação para a final do Campeonato Mineiro”, destacou.
No ano passado, a Futel conquistou excelentes resultados na modalidade. Em setembro, a equipe obteve 9 medalhas (2 de ouro, 1 de prata e 6 de bronze) na 2ª Etapa do Circuito Mineiro de Karate, competição realizada no UTC, com a participação de mais de 350 caratecas de equipes de toda a região. Já em novembro, o atleta Samuel Maia, 11 anos, foi vice-campeão brasileiro de karate em São Bernardo do Campo (SP), na modalidade kumite (categoria sub-12, até 45 kg, faixa roxa à preta).
Atendimento
A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, encerrou 2023 com capacidade para atender até 510 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos no karate, sendo 480 na iniciação esportiva e 30 no alto rendimento. As aulas gratuitas, com início previsto para 1° de março, são oferecidas no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e está sob responsabilidade da Futel), UTC e nos poliesportivos Luizote de Freitas e São Jorge.