O Programa Buriti, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), iniciou, nesta sexta-feira (2), o plantio de 23 mil mudas nativas em Áreas de Preservação Permanente (APP) próximas à bacia do Rio Uberabinha. A ação conta com o financiamento da Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas (ABHA Gestão de Águas), por meio do Projeto de Proteção e Recuperação de Áreas de Preservação Permanente na Bacia Hidrográfica do Rio Uberabinha.
A primeira APP beneficiada se localiza na Fazenda Campo Belo, que receberá 1.600 mudas de 52 espécies nativas do cerrado. “Com o plantio de mudas, é possível colaborar com a redução dos impactos climáticos na nossa região e, assim, beneficiar toda a nossa população”, destaca o coordenador da Gerência Ambiental do Dmae, Celismar Costa.
Com o investimento de R$ 761.187,05 da ABHA Gestão de Águas, o Programa Buriti também executará o cercamento de 8.700 metros lineares e efetuará quatro manutenções nas áreas de plantio. Outras áreas próximas à bacia do Rio Uberabinha também serão favorecidas.
Programa Buriti
O Programa Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde a implantação em 2008, o programa totalizará agora o plantio de mais de 570 mil mudas nativas, cercamento de aproximadamente 688 mil metros lineares e mais de 16 mil horas-máquina de trabalho com a realização de barraginhas, terraceamento, curva de nível e readequação de estradas vicinais. Com estas ações, aproximadamente 7,5 mil hectares de APPs foram preservados.
Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo número 3233-2564.