Está aberto o ano letivo de 2024. A partir desta segunda-feira (5), cerca de 70 mil estudantes retornam às salas de aula da Rede Municipal de Ensino. Após o período de férias, em que a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu reformas e melhorias, as escolas municipais começam a atender os alunos dos níveis infantil, fundamental e de formação voltada para jovens e adultos (EJA e Pmaja) durante o calendário escolar, que segue até dezembro.
Devido às últimas chuvas, no entanto, as obras de reforma da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Shopping Park não alcançaram condições para receber servidores e crianças. Por isso, apenas nesta unidade o retorno foi adiado, uma vez que, para segurança de alunos e profissionais, o imóvel passará por reavaliação ainda no início desta semana.
A Rede Municipal de Ensino é composta por 122 escolas municipais, além de 48 organizações da sociedade civil (OSCs), e todas as disciplinas são ministradas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Escola Bem Arrumada e equipe bem preparada
Para garantir a qualidade de ensino, a Secretaria Municipal de Educação promoveu diversas ações nas últimas semanas. Diretores e inspetores das 122 escolas municipais passaram por capacitação no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe). Temas pedagógicos e administrativo-financeiros estiveram em destaque na formação, que antecedeu a tradicional reunião preparatória para a volta às aulas.
Na parte estrutural, diversas benfeitorias foram realizadas por meio do programa municipal Escola Bem Arrumada. As unidades escolares da Rede Municipal, incluindo o Cemepe, receberam manutenção. Pintura, limpeza de caixas d’água, capina, roçagem, poda e diversos reparos foram realizados para garantir conforto e segurança à comunidade escolar.
Além disso, duas escolas de educação infantil (Emeis Maria Elvira Sabbag e Jean Piaget) e outras sete de ensino fundamental (E.M. Presidente Itamar Franco, Professora Maria José Mamede Moreira, Boa Vista, Inspetora France Abadia Machado Santana, Doutor Gladsen Guerra de Rezende, Professora Cecy Cardoso Porfírio e do bairro Pequis, onde funciona o anexo da Emef Prof.ª Maria Regina Arantes Lemes) seguem com algum tipo de melhoria (reforma, ampliação e construção de quadra coberta ou muro).
A Secretaria Municipal de Educação também garantiu, por meio de contratos emergenciais com proprietários de vans, o serviço de transporte aos 3,5 mil alunos da Rede Municipal residentes da zona rural. Desta forma, enquanto tramita a discussão judicial sobre o processo de credenciamento definitivo do transporte rural, o serviço será prestado regularmente pelo Município a partir desta segunda, conforme comunicado divulgado na última semana.