O combate ao Aedes Aegypti é uma tarefa de todos para evitar uma epidemia das doenças transmitidas pelo mosquito. Como a melhor forma de prevenção é a eliminação dos criadouros do mosquito, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, nesta terça-feira (6), mais uma ação pelo “Movimento Dengue Não!”. A equipe da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro São José, junto aos agentes de endemias Programa Municipal de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes, da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), percorreram a região, reforçando as orientações com os moradores e recolhendo possíveis criadouros.
A ação tem o objetivo de aproximar ainda mais a população de informações importantes para segurança e bem-estar de todos. Além disso, os profissionais da UVZ atuam em diversas linhas de combate, como visitas domiciliares, ação de bloqueio com carro fumacê onde há casos suspeitos, recolhimento de pneus, visitas a pontos estratégicos, como terrenos baldios, ferros-velhos e imóveis abandonados, parceria com imobiliárias, monitoramento com ovitrampas, entre outros.
A dengue é uma doença febril, cuja transmissão ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti– também responsável pelos casos de chikungunya, zika e febre amarela. Os principais sintomas da dengue clássica são febre alta (acima de 38°C), dor no corpo, nas articulações, atrás dos olhos e de cabeça, mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas no corpo. Os sinais de alarme mais importantes e que exigem atenção redobrada são queda importante na pressão, sonolência, alteração no nível de consciência, hipotermia (queda significativa da temperatura do corpo), dor abdominal intensa, vômitos e sangramento.