O paratleta Mateus Carvalho e o assistente esportivo Oscar Carvalho – ambos da equipe formada pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), em parceria com o Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube – têm pela frente um ano repleto de fases de treinamento da seleção brasileira de bocha paralímpica. O foco está no Jogos Paralímpicos de Paris, que serão disputados entre 28 de agosto e 8 de setembro.
De acordo com o paratleta Mateus Carvalho, as expectativas são excelentes. “Com as medalhas conquistadas nos Jogos Parapan-Americanos do Chile, no ano passado, o Brasil garantiu duas vagas nos Jogos Paralímpicos de Paris na categoria BC3, que é voltada a paratletas com disfunção locomotora grave nos quatro membros. A expectativa é que eu seja convocado para integrar a seleção brasileira na competição na França, mas sei que, para isso, é essencial manter bons resultados nos treinamentos que acontecerão ao longo dos próximos meses”, ressaltou.
A 1ª Fase de Treinamento da seleção brasileira de bocha paralímpica em 2024 será realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre 20 e 26 de fevereiro. Além de Mateus e Oscar, o treinador Glênio Fernandes, profissional de educação física da Futel, foi convocado.
Resultados
Considerado um dos principais nomes da bocha paralímpica brasileira, Mateus Carvalho treina no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) com acompanhamento do treinador Glênio Fernandes.
O paratleta tem, entre seus resultados mais expressivos, a medalha de ouro na Copa do Mundo de Bocha Paralímpica (2023), o tetracampeonato brasileiro (2015, 2018, 2022 e 2023), as medalhas de ouro nas disputas por pares e por equipe na Copa América (2015), prata (individual) e ouro (pares) no Campeonato Regional das Américas (2018), ouro (pares) na Copa América (2019), bronze (individual) e ouro (pares) nos Jogos Parapan-Americanos de Lima (2019), ouro (individual) e prata (pares) na Copa América (2021) e prata na 1ª etapa da Copa do Mundo de Bocha Paralímpica (2022). Além disso, Mateus esteve entre os representantes do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2021.