Os paratletas da modalidade de atletismo da equipe formada a partir de parceria entre a Prefeitura de Uberlândia – por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) –, Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e Praia Clube, intensificaram os treinamentos para disputar importantes competições em 2024. Uma das metas está nos Jogos Paralímpicos de Paris, que serão realizados entre 28 de agosto e 8 de setembro.
Dentre os destaques estão Rodrigo Parreira (salto em distância e 100 metros rasos), Mauro Evaristo (arremesso de peso), Rafaela Divina (lançamento de disco), Wellington Fernandes (arremesso de peso) e Luis Fernando Vilarinho (100 metros), todos com boas chances de convocação para o Jogos de Paris. “Nossos paratletas têm se preparado bastante e têm importantes competições pela frente. A expectativa é que eles alcancem bons resultados e, assim, garantam suas tão almejadas vagas nos Jogos Paralímpicos de Paris”, ressaltou o treinador Leandro Garcia, profissional de educação física da Futel.
Considerada uma das principais equipes do paradesporto nacional, a Futel/Aparu/Praia Clube soma importantes conquistas ao longo dos últimos anos. Somente em 2023, foram 297 medalhas no atletismo em competições nacionais e 2 em disputas internacionais, com destaque para a medalha de prata de Rodrigo Parreira no salto em distância nos Jogos Parapan-Americanos do Chile.
Os paratletas treinam de segunda a sexta, no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel), com acompanhamento de profissionais de educação física da Futel.