A Prefeitura de Uberlândia vem a público repudiar ato de vandalismo que danificou veículo utilizado no serviço de fumacê da Unidade de Vigilância à Zoonose (UVZ) nesta semana. O ataque ocorreu na noite da última terça-feira (27), no bairro Jardim Canaã, quando o carro teve o para-brisa traseiro quebrado por pedra arremessada por um transeunte. O agente que estava na direção não ficou ferido. Um boletim de ocorrência foi lavrado para que a polícia identifique a autoria e adote as devidas providências.
Além da insegurança gerada às equipes que estão nas ruas, atos como este prejudicam o cronograma do fumacê, importante aliado na eliminação do mosquito Aedes aegypti na fase adulta. Com o dano causado ao veículo, o cronograma do serviço foi impactado, reduzindo-se, ainda que temporariamente, a capacidade de uma das frentes de atuação das equipes do Programa Municipal de Combate às Doenças Transmitidas pelo Aedes, da Secretaria Municipal de Saúde.
Diante da circunstância, além de registrar a situação para providências, a secretaria também vai solicitar a possibilidade de escolta policial para garantir que os trabalhos dentro do “Movimento Dengue Não!” sejam efetivados em prol da população.