Halterofilistas da equipe da Prefeitura de Uberlândia – formada por meio da parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube – encerraram sua participação na Para Powerlifting World Cup, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com a conquista de 6 medalhas (4 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze). Integraram a seleção brasileira na competição os paratletas Tayana Medeiros (2 medalhas de ouro na categoria “Até 86 kg” e 1 de ouro por equipe), Lara Lima (1 de prata e 1 de bronze na categoria “Até 41 kg” e e 1 de ouro por equipe), Caroline Fernandes (6º lugar na categoria “Até 79 kg”) e Mateus Silva (6º lugar na categoria “Até 107 kg”) e o treinador Weverton Santos, profissional de educação física da Futel.
A diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa, comemora os resultados. “Todos os quatro paratletas tiveram um grande desempenho e deram mais um importante passo na busca por vagas nos Jogos Paralímpicos de Paris. Os resultados foram excelentes, especialmente o de Tayana Medeiros, que além de conquistar três medalhas de ouro, estabeleceu um novo recorde das Américas, ao levantar 140 kg”, ressaltou.
Considerada uma das principais potências no paradesporto brasileiro, a Futel/CDDU/Praia Clube soma importantes conquistas nacionais e internacionais nos últimos anos. A equipe treina no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel), com acompanhamento de profissionais de educação física da Futel. “Mais uma vez, o paradesporto uberlandense é destaque em uma importante competição internacional, o que tem relação direta com o excelente trabalho desenvolvido pela Prefeitura, que não mede esforços para proporcionar as condições ideais de treino aos paratletas”, completou o diretor geral da Futel, Edson Zanatta.