A atleta Nathalia Guimarães, que faz parte da equipe de competição da Prefeitura de Uberlândia e treina por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), foi convocada para integrar a seleção mineira de vôlei feminino na disputa do Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-16. A competição acontece em Maringá (PR), entre os dias 16 e 21 de abril. Até lá, a jovem treinará em Belo Horizonte com as demais convocadas.
Hoje com 15 anos, Nathalia Guimarães atua como central e é aluna da escolinha da Futel, no UTC, desde os 13. “Logo que chegou à equipe, Nathalia começou a se sobressair, inclusive em importantes competições regionais e estaduais. Ela se desenvolveu rapidamente e hoje realiza o sonho de integrar a seleção mineira em um novo desafio”, ressaltou um dos treinadores de vôlei da Futel, o profissional de educação física Ivan Godinho.
O diretor de esportes da Futel, Emerson Brasileiro, destaca que a convocação da atleta é mais uma prova da qualidade do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel. “Nos últimos anos, as equipes da Futel têm conquistado um espaço cada vez maior no cenário mineiro. Além disso, nossas atletas vêm se sobressaindo individualmente, como o caso Nathalia Guimarães, convocada para integrar a seleção de Minas Gerais”, disse.
Atendimento e conquistas
A Futel encerrou o ano de 2023 com 1.097 crianças e adolescentes atendidas no vôlei feminino (977 na iniciação esportiva e 120 nas equipes de competição), com aulas e treinamentos no UTC, Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel) e poliesportivos Luizote de Freitas, Roosevelt e Tancredo Neves. Ao longo do ano, a equipe alcançou resultados expressivos em importantes competições regionais e estaduais, com destaque para o 2º lugar do sub-15 no Campeonato Regional e o 3º lugar do sub-16 no Campeonato Estadual