A equipe da Prefeitura de Uberlândia – formada por meio de parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e Praia Clube – disputa, neste fim de semana, a 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo Paralímpico 2024. A competição acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), neste sábado (16) e domingo (17).
A Futel/Aparu/Praia Clube será representada por 9 paratletas: Adeildo Lima (1.500 metros rasos), Edmar Alves (lançamento do dardo), Fábia Mayra (arremesso de peso), Rodrigo Parreira (salto em distância), Lusdélia Silva (lançamento de disco), Rafaela Divina (lançamento de disco), João Victor (arremesso de peso), Mauro Evaristo (arremesso de peso) e Wellington Fernandes (arremesso de peso).
“A expectativa é enorme, especialmente porque os resultados do circuito são válidos para o ranking internacional e, por isso, são de grande importância para os paratletas que buscam índices para competições internacionais em 2024, como o Mundial de Atletismo Paralímpico de Kobe, no Japão, e os Jogos Paralímpicos de Paris, na França”, afirmou a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.
Equipe
Considerada uma das principais equipes do paradesporto nacional, a Futel/Aparu/Praia Clube soma importantes conquistas ao longo dos últimos anos. Somente em 2023, foram 297 medalhas no atletismo em competições nacionais e 2 em disputas internacionais, com destaque para a medalha de prata de Rodrigo Parreira no salto em distância nos Jogos Parapan-Americanos do Chile.
Os paratletas treinam de segunda a sexta, no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel), com acompanhamento de profissionais de educação física da Futel.