A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia chegou ao Dia do Consumidor, celebrado nesta sexta-feira (15), com atendimento disponível também por meio de aplicativo para smartphones e tablets. Lançado no início da semana, em cerimônia no Centro Administrativo Municipal, o app Fale Procon Uberlândia faz parte das novidades anunciadas pelo órgão da Prefeitura de Uberlândia e que ampliam o atendimento oferecido à população.
“Chegamos neste dia com o novo ‘Fale Procon’, que se tornou um sistema 100% digital, ficando mais interativo, mais transparente e oferecendo ao consumidor e ao fornecedor o recurso de acompanhar seu processo online pelo faleprocon.uberlandia.mg.gov.br ou app Fale Procon Uberlândia, que está disponível para os sistemas iOS e Android. Essa inovação se junta ao investimento que o Procon Uberlândia faz na capacitação da sua equipe para atender cada vez mais e melhor o cidadão que nos procura virtual ou presencialmente e esse sistema”, disse o superintendente Egmar Ferraz.
Além dos recursos virtuais, o consumidor da cidade ainda pode contatar a Superintendência pelo telefone, por meio do Disque Procon 151. Por esse canal, o consumidor tira dúvidas, agenda atendimento na sede do órgão, localizada no bairro Tibery, faz denúncias para a Diretoria da Fiscalização e confirma as audiências. Além disso, há a opção do email procon@uberlandia.mg.gov.br, que também coloca o cidadão em contato com um atendente especializado.
Outro meio já bastante popular de contato com o Procon Uberlândia é o serviço itinerante Procon Móvel, que, desde segunda-feira (11) estava estacionado na praça Tubal Vilela. O veículo conta com uma equipe que oferece o mesmo suporte que a população encontra na sede e, nesta sexta-feira, teve expediente estendido para o período das 9h às 17h nesta sexta, com ação educativa junto aos comerciantes e lojistas da região, que incluiu entrega do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e orientações sobre os direitos do consumidor.

Canais oficiais do Procon Uberlândia
Disque Procon 151 – Funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 17h, exceto feriados. As ligações não atendidas for a do horário de expediente são armazenadas em um sistema chamado Call Back, que retorna a ligação para os consumidores assim que os atendentes voltam para a central. Por este canal é feito o agendamento para atendimento na sede da rua Benjamin Magalhães, 3, no Tibery.
Agendamento: O Procon Uberlândia usa o sistema de agendamento para maior comodidade e conforto do consumidor, que é atendido com hora marcada. Caso o consumidor vá até a sede sem agendar o atendimento também pode ser realizado, porém, como um encaixe. A recepcionista informa a média de tempo de espera quando o consumidor chega.
E-mail procon@uberlandia.mg.gov.br: por este canal um atendente
Procon Móvel: atendimento itinerante, por ordem de chegada, das 12h às 17h de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Agenda disponível na página do Procon Uberlândia no Portal da Prefeitura e nos perfis proconuberlandia pelo Instagram ou Facebook.
Página htts://faleprocon.uberlandia.mg.gov.br – Permite abrir reclamações, denúncias, anexar documentos, arquivos de foto, áudio ou vídeo aos processos e acompanhamento em tempo real
App Fale Procon Uberlândia: disponível gratuitamente para Android e iOS. Permite abrir reclamações, denúncias, anexar documentos, arquivos de foto, áudio ou vídeo aos processos e acompanhamento em tempo real.